TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Paralisação no Desenvolvimento de uma obra

Por:   •  16/6/2017  •  Artigo  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 8

CISNE FACULDADE DE QUIXADÁ

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

PROFa.: ELENILDA RABÊLO

PARALISAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA OBRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

                                                                                       

                                                                                         Por: Leilane Natasha;

       José Marcos.

[pic 1]

[pic 2]

Quixadá, junho de 2017

                           

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        3

2.1 PLANEJAMENTO        4

2.2 OBRAS RESIDENCIAIS:        4

2.3 OBRAS PÚBLICAS        5

2.4 PREJUÍZO        5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7


1 INTRODUÇÃO

   A evolução dos meios tecnológicos se iniciou desde a primeira conexão do homem com o universo, mas a partir disso o principal estopim e acontecimento para que a tecnologia pudesse ter um desenvolvimento significativo, começou a ser traçado por meio de antigas e atuais revoluções tecnológicas que ainda colaboram para a evolução de quaisquer área profissionalmente reconhecida no mercado de trabalho. Assim como na Engenharia Civil sua certificação só veio a ocorrer com o surgimento da Revolução Industrial, um dos eventos mais marcantes de todo o processo de modernização e científico que desde o ocorrido vem se ampliando e beneficiando cada vez mais a sociedade contemporânea. A dinamicidade e a competitividade entre diversas empresas, faz com que a demanda de praticidade, segurança e redução de custos, cresçam constantemente, além de dar origem a prática mais conhecidas e seguras, para o início de um plano de obras correto e hábil com o cotidiano do engenheiro civil. Essa competição de investimentos em uma obra, acaba resultando em pequenos e graves erros que podem ser evitados com um planejamento de obras. Com isso a paralisação de obras vem se tornando cada vez mais comuns de se observar nas diversas cidades do Brasil. Baseado nisso este artigo busca alcançar êxito em uma avaliação precisa da real necessidade de um planejamento harmonizado no início de uma construção, que hoje já se mostra como uma prática indispensável e que não deve ser rejeitada por praticamente nenhuma empresa, tendo em vista a alta demanda do mercado profissional em exigir o melhor em menos tempo e mais qualidade.

2 DESENVOLVIMENTO

No Brasil está se tornando cada vez mais comum visualizar obras inacabadas ou paralisadas pela as mais variadas ruas e cidades. Uma obra basicamente se dá por meio de vários processos que vão desde um planejamento inicial até uma real produção, realizada através da necessidade do cliente. Porém, ainda hoje para uma obra se sair bem sucedida, é necessária uma atenção especial para os diversos pontos de uma construção, como os custos, quantidade de materiais, profissionais a contratar e entre outras questões. Sendo assim para se evitar prédios inacabados ou paralisados, cada processo se faz crucial imparcialmente sua grandeza ou particularidade.

2.1 PLANEJAMENTO

   Os principais responsáveis por projetos de edificações em sua maioria são Engenheiros Civis, Arquitetos e até mesmo Calculistas. Muitas empresas em sua visão de gastar menos em certas obras, acabam optando por excluir alguns profissionais que para elas trazem mais gastos desnecessários, mas que na verdade fazem bastante diferença, na hora do planejamento ou conclusão da obra. Esses profissionais acabam sendo essenciais em todas as fases do projeto, para que assim exista um auxilio totalmente indispensável, independentemente do tipo da construção. Um Engenheiro, por exemplo, vem como uma presença crucial do início ao fim de uma edificação, para que haja uma confiável avaliação da segurança de todos os competentes, como para o futuro do levantamento. Como efeito o planejamento traz benefícios, afim de minimizar certos erros em sua devida aplicação ao ser implementado em certas ações da obra, sobre acompanhamento de profissionais certificados. (ARAÚJO, 1997). Porém o que se vê atualmente, tanto em obras públicas ou particulares, é uma certa banalidade com a segurança e preservação ao se erguer certas construções. E tanto esse como outros fatos acabam resultando em diversas edificações inacabadas por entre as cidade brasileiras.  

A arte de construir reúne um conjunto de profissionais, máquinas, equipamentos e materiais que, associados, produzem com efeito a obra desejada. (ARAÚJO, 19997, p1).

   Com isso a parte inicial de uma obra e uma das mais essenciais se tem através do Planejamento da obra. O objetivo de um planejamento é como um todo, evitar futuros problemas que ao decorrer de uma construção possa vir a surgir. Por isso cada etapa se faz bastante relevante, como o gerenciamento de orçamento, contratação de funcionários, avaliação de terreno, entre outros tópicos. Qualquer mínimo erro em cada uma dessas etapas pode colocar em risco a credibilidade da empresa contratada ou até mesmo a vida de todos os envolvidos. Na execução da obra é que já se pode relacionar todo o processo de organização ir observando possíveis problemas que apenas na fase de planejamento já poderia ser evitado, além de se economizar com gastos de reparação ou na finalização da obra.

2.2 OBRAS RESIDÊNCIAIS

     Em obras residenciais um dos mais típicos problemas observados em construtoras é a utilização de materiais não confiáveis do início ao fim da conclusão dos prédios. Problemas como esses acabam resultando em casa inconfiáveis em se residir, podendo trazer falhas graves no levantamento, parte elétrica e até mesmo no tratamento de esgoto. Todos esses aspectos acabam ajudando também para a não-conclusão da obra, juntando a cada dia mais estatísticas de obras paralisadas por imprudência ou falta de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (88.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com