TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Tecnico

Artigo: Artigo Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 2

Robô Sumô com fio (peso-médio)

Queiroz, A.P; Souza, C.G.S; Carvalho, G.C; Silva, J.S; Cordeiro, R.S;

Rossini, W.M

Universidade Anhanguera Educacional, Rua do Rosário, 300 – Centro/ Guarulhos –SP.

Resumo – Nesse artigo iremos descrever as idéias obtidas para realização deste projeto do terceiro semestre do curso de Engenharia Elétrica onde desenvolveremos um robô tipo sumo para participação da Guerra de Robô da Universidade Anhanguera.

I. INTRODUÇÃO

No inicio do semestre recebemos um desafio que consistia na participação de um projeto denominado por Guerra de Robôs, “A Vingança das Maquinas”, voltado a todos os alunos dos cursos de Engenharia e Automação industrial, partindo deste ponto estaremos desenvolvendo um robô do tipo sumô peso médio, e encarando este desafio como o inicio de muitos.

II. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste projeto iniciamos com um protótipo feito com uma chapa de aço, rodas de polipropileno, com uma fita de borracha para melhor aderência a solos lisos e dois motores DC 12v com redução alimentados por uma bateria externa de 12v através de cabos flexíveis de PP de 4x1.5mm.

A mecânica e o designer foi inicialmente projetada através de Autocad buscando deixar o projeto dentro das medidas especificadas.

A parte elétrica do projeto consiste em um circuito simples contando com duas chaves inversoras, dois motores DC com redução uma bateria de 12V.

Uma característica interessante do nosso projeto é a facilidade para controle do robô, pois apenas com duas chaves reversoras servem para fazer todos os movimentos do robô.

III. RESULTADOS

Após alguns testes realizados com nosso protótipo, observamos que os motores utilizados não geravam os resultados satisfatórios, pois o peso dos cabos impossibilitava a movimentação do robô conforme o esperado. Com isto, optamos por substituição dos mesmos por outros motores de DC 12v com um torque maior e a troca dos cabos individuais por cabo do tipo PP 4x1.5mm, dando assim maior mobilidade ao robô. Testes rotineiros continuam a ser feitos a fim de evitar transtornos durante a competição.

Após as mudanças acima descritas o robô nomeado de “Charada” segue rumo a sua primeira grande batalha na Guerra de Robôs.

IV. CONCLUSÕES

Conseguimos cumprir os cronogramas e com isso chegamos aos objetivos esperados, agora estamos prontos para nossa primeira experiência como futuros Engenheiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com