TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Tecnico Qualidade

Por:   •  9/3/2014  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 8

Artigo Técnico

Administrar bem, lucrar sempre. Planejamento: a primeira função da administração (Parte 3)

A decisão é uma escolha diante das várias alternativas quando apenas uma delas deve ser adotada. Decisão sempre envolve opção e escolha. Administradores tomam decisões nos vários níveis organizacionais e incentivam as pessoas a também tomarem decisões a respeito de suas tarefas e das metas a alcançar.

A organização é um sistema de decisões em que cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas mais ou menos racionais, de acordo com sua personalidade, motivações e atitudes. Cada pessoa decide em função de sua interpretação das situações. Geralmente, é essa interpretação da situação – e não a situação real em si mesma – que determina as decisões das pessoas. Daí, seu forte componente psicológico e subjetivo.

Decisão

A tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidade.

PROBLEMA X OPORTUNIDADE

Um problema surge quando há um estado atual de assuntos diferente do estado desejado ou quando ocorre algum desvio entre o que percebemos e as nossas expectativas. Já a oportunidade é uma situação que ocorre quando as circunstâncias oferecem uma chance para a organização exceder seus objetivos estabelecidos. Como os administradores se defrontam com muitos problemas e oportunidades, eles precisam reconhecer realmente quais são os problemas e quais são as oportunidades. Geralmente, reconhecer a existência de um problema é o primeiro passo para se reconhecer a existência de uma oportunidade.

RACIONALIDADE

Significa a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos que se pretende. O tomador de decisão eficaz deve aprender a tomar decisões satisfatórias com um claro sentido dos objetivos de sua organização em mente. Para aumentar a racionalidade do processo decisório, deve-se incluir os seguintes elementos essenciais:

1. A busca de toda informação relevante para o assunto a ser decidido.

2. A capacidade de determinar preferências utilizando algum tipo de mensuração (dinheiro, por exemplo).

3. A capacidade de selecionar a alternativa que maximize a utilidade do tomador de decisão (satisfação) e minimize as consequências negativas.

O tomador de decisão deve escolher uma alternativa entre várias outras à sua disposição. Se ele escolhe os meios apropriados para alcançar um determinado fim, a sua decisão é considerada racional.

Processo Decisório: definição, elementos e etapas

É o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão. Os principais elementos presentes neste processo são:

• Estado da natureza (São as condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar.)

• Tomador de decisão (É o indivíduo ou grupo que faz uma opção entre várias alternativas.)

• Objetivos (São os fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações.)

• Preferências (São os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.)

• Situação (São os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.)

• Estratégia (É o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos.)

• Resultado (É a consequência ou resultante de alguma determinada estratégia.)

O processo decisório é complexo e desenvolve-se ao longo de 6 etapas:

Fig. 1: As seis etapas do Processo Decisório. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

ÁRVORE DE DECISÕES

A tomada de decisão é um processo contínuo e ininterrupto para o administrador. Cada decisão, geralmente, conduz a um curso de ação que exige outra decisão e assim por diante, até chegar ao objetivo proposto. O resultado é a chamada árvore de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com