TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Tecnico Qualidade

Monografias: Artigo Tecnico Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 8

Artigo Técnico

Administrar bem, lucrar sempre. Planejamento: a primeira função da administração (Parte 3)

A decisão é uma escolha diante das várias alternativas quando apenas uma delas deve ser adotada. Decisão sempre envolve opção e escolha. Administradores tomam decisões nos vários níveis organizacionais e incentivam as pessoas a também tomarem decisões a respeito de suas tarefas e das metas a alcançar.

A organização é um sistema de decisões em que cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas mais ou menos racionais, de acordo com sua personalidade, motivações e atitudes. Cada pessoa decide em função de sua interpretação das situações. Geralmente, é essa interpretação da situação – e não a situação real em si mesma – que determina as decisões das pessoas. Daí, seu forte componente psicológico e subjetivo.

Decisão

A tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidade.

PROBLEMA X OPORTUNIDADE

Um problema surge quando há um estado atual de assuntos diferente do estado desejado ou quando ocorre algum desvio entre o que percebemos e as nossas expectativas. Já a oportunidade é uma situação que ocorre quando as circunstâncias oferecem uma chance para a organização exceder seus objetivos estabelecidos. Como os administradores se defrontam com muitos problemas e oportunidades, eles precisam reconhecer realmente quais são os problemas e quais são as oportunidades. Geralmente, reconhecer a existência de um problema é o primeiro passo para se reconhecer a existência de uma oportunidade.

RACIONALIDADE

Significa a capacidade de selecionar os meios necessários para atingir os objetivos que se pretende. O tomador de decisão eficaz deve aprender a tomar decisões satisfatórias com um claro sentido dos objetivos de sua organização em mente. Para aumentar a racionalidade do processo decisório, deve-se incluir os seguintes elementos essenciais:

1. A busca de toda informação relevante para o assunto a ser decidido.

2. A capacidade de determinar preferências utilizando algum tipo de mensuração (dinheiro, por exemplo).

3. A capacidade de selecionar a alternativa que maximize a utilidade do tomador de decisão (satisfação) e minimize as consequências negativas.

O tomador de decisão deve escolher uma alternativa entre várias outras à sua disposição. Se ele escolhe os meios apropriados para alcançar um determinado fim, a sua decisão é considerada racional.

Processo Decisório: definição, elementos e etapas

É o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão. Os principais elementos presentes neste processo são:

• Estado da natureza (São as condições de incerteza, risco ou certeza que existem no ambiente de decisão que o tomador de decisão deve enfrentar.)

• Tomador de decisão (É o indivíduo ou grupo que faz uma opção entre várias alternativas.)

• Objetivos (São os fins ou resultados que o tomador de decisão deseja alcançar com suas ações.)

• Preferências (São os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha.)

• Situação (São os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha.)

• Estratégia (É o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos.)

• Resultado (É a consequência ou resultante de alguma determinada estratégia.)

O processo decisório é complexo e desenvolve-se ao longo de 6 etapas:

Fig. 1: As seis etapas do Processo Decisório. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

ÁRVORE DE DECISÕES

A tomada de decisão é um processo contínuo e ininterrupto para o administrador. Cada decisão, geralmente, conduz a um curso de ação que exige outra decisão e assim por diante, até chegar ao objetivo proposto. O resultado é a chamada árvore de decisões.

Fig. 2: A árvore de decisões na avaliação de alternativas. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

AMBIENTES DE DECISÃO

Ao tomar decisões, o administrador deve ponderar e pesar alternativas, muitas das quais envolvem eventos futuros que são difíceis de predizer. Por isso, o processo de tomar decisões em uma organização ocorre sob várias condições e circunstâncias que tornam o processo desafiador e complexo. É o que chamamos de ambientes de decisão.

• Ambiente de certeza (Quando a informação é suficiente para predizer os resultados de cada alternativa de curso de ação. O desafio reside simplesmente em localizar a alternativa que oferece a solução ideal ou satisfatória. Este tipo de ambiente é uma exceção para o administrador, pois que ele é mais encontrado no nível operacional das organizações.)

• Ambiente de risco (Quando não se pode predizer os resultados das alternativas com certeza, mas apenas com uma certa probabilidade. As probabilidades podem ser atribuídas através de procedimentos estatísticos ou de intuição administrativa. Este ambiente é comum no nível intermediário das organizações.)

• Ambiente de incerteza (Quando o tomador de decisão tem pouco ou nenhum conhecimento ou informação para utilizar como base de modo a atribuir probabilidades a cada estado de natureza ou a cada evento futuro. É a situação típica com que se defronta o nível institucional das organizações, exigindo um planejamento contingencial que permita alternativas variadas e flexíveis.)

Fig. 3: Os diferentes estados da natureza. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

Tipos de Decisão

Dentro das 3 condições ou ambientes vistos anteriormente, existem dois tipos básicos de decisão administrativa que são respectivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com