TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de comunicacao artigo tecnico

Por:   •  7/11/2016  •  Artigo  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade na construção[1]

Maria Fernanda Ribeiro

Marina Costa

As questões ambientais têm preocupado cada vez mais o mundo, sendo um assunto de grande destaque em industrias e empresas, essas que iniciam projetos sustentáveis em prol da diminuição dos impactos ambientais e em busca de benefícios econômicos e sociais.

Na área da construção civil são desenvolvidos produtos ecologicamente corretos que estão inseridos em projetos sustentáveis. Construir de maneira sustentável significa, reduzir o impacto negativo das obras, evitando barulho, poeira e o desperdício, como a reciclagem de materiais e estruturas após a demolição.  Sendo utilizados em projetos habitacionais de baixo custo para melhorar as condições de vida da população de baixa renda. Integrar fontes de energia renováveis ainda no estágio de desenvolvimento do projeto, sendo eles: reaproveitamento da água de chuva, uso de aquecedores solar, telhas fotovoltaicas, tijolos ecológicos, projetos arquitetônicos que tem como objetivo dispor as janelas de forma que se aproveite a luz ambiente, e de clarabóia. Também fazem o uso de tintas sem solvente e materiais menos agressivos de forma geral, qualidade do ar e do espaço interno.

Junto com a escolha dos materiais corretos é necessário que se verifique os fornecedores para garantir que tenham procedência ambientalmente segura, principalmente quando se tratar de madeira.

Os investimentos em projetos de construções sustentáveis aumentam cerca de 5% em relação ao custo da obra, contudo se faz uma economia a médio e longo prazo, que gira em torno de 30% nos gastos com água e energia, compensando os gastos extras. Sendo a questão ambiental somada à gestão empresarial que é vista hoje como necessidade para a sobrevivência dentro de um mercado competitivo, cujos consumidores tendem gradativamente a escolher produtos de mesma eficácia que os tradicionais, porém com responsabilidade para com o planeta e seus ecossistemas.

A construção sustentável harmoniza estes desafios ao limitar os impactos ambientais e humanos da construção, garantindo, ao mesmo tempo, a mais alta qualidade, resistência e durabilidade, sem descuidar da estética. Ela leva em conta o ciclo de vida completo de uma construção, desde a escolha dos materiais até o processo de demolição e reciclagem. Lembrando que um empreendimento possui características próprias onde é preciso avaliar uma série de interfaces como o objetivo do projeto, o seu local de implantação, o solo, o clima, a umidade relativa do ar, o deslocamento do sol, materiais disponíveis na região e o ecossistema no qual estará inserido.

 


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com