TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Avaliações e Perícia

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.503 Palavras (15 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CURSO ENGENHARIA CIVIL

ALINE DINIZ E SILVA- RA 11310045

PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAÇÃO EM ÁREAS ÚMIDAS

BELO HORIZONTE

SETEMBRO DE 2015


ALINE DINIZ E SILVA – RA 11310045

PROJETO EXECUTIVO DE IMPERMEABILIZAÇÃO EM ÁREAS ÚMIDAS

        

                        [pic 3]

SETEMBRO DE 2015


SUMÁRIO

RESUMO        

1 - Escopo do projeto definição detalhada do que está sendo proposto:        

1.1. Projetos de Impermeabilização        

1.2. Sistemas de impermeabilização        

1.3. Proposta        

2 - Justificativa da real necessidade do projeto:        

3 - Estimativa de custo para execução do projeto:        

4 - Estimativa de prazo para execução do mesmo:        

5 - Como e com que recursos ele será pago:        

6 - Como e por quem ele será executado:        

7 - Quando o projeto será executado:        


RESUMO

O presente projeto apresenta o processo de impermeabilização e os seus aspectos relevantes decorrentes dele. A impermeabilização, nos dias atuais tem sido alvo de discussão dos especialistas da área de engenharia civil, uma vez que este processo passa por uma fase de evolução importante, em termos de esclarecimento da sua importância e na sua utilização. Cabe ressaltar que todos os seus benefícios para a saúde pública e a redução de custo na recuperação das obras de construção civil, têm tido destaque neste momento. Em relação aos diversos fabricantes existentes no mercado brasileiro, estes também passam por uma evolução e estão cada vez mais empenhados na orientação e formação de pessoal especializado na aplicação dos diversos tipos de impermeabilizantes que produzem. Toda e qualquer obra, deve ser impermeabilizada da maneira correta, seguindo as normatizações de impermeabilização existentes no mercado.


1 - Escopo do projeto definição detalhada do que está sendo proposto:

O projeto foi desenvolvido a partir da revisão bibliográfica sobre projetos de impermeabilização, destacando-se as normas sobre projetos de impermeabilização (NBR-9575-2003) e de materiais (NBR-8083 e NBR-9689).  A serem projetados para implantação nas áreas molhadas de uma escola, sem interferência com a arquitetura e demais projetos. Projeto apresentado vide, anexo 1.

1.1. Projetos de Impermeabilização

Para o projeto de impermeabilização, pode-se usar os seguintes materiais impermeabilizantes, dependendo da situação da obras, sendo esses produtos: o asfalto, resina, polímeros, cristalização, borrachas vulcanizadas entre outros.

Não é possível afirmar que um desses produtos ou sistemas seja o melhor e mais eficiente, em função das características do local a ser impermeabilizado ou do tipo de patologia encontrada na edificação. Entretanto, estudos e análises foram realizados para identificar o produto ou sistema de impermeabilização mais adequado para implantação no projeto de área úmidas da escola.

O projeto de impermeabilização reduzirá a ocorrência de patologias, uma vez que, permite um controle mais eficiente da execução e mapeia, com seus detalhes, quais acabamentos podem ser mais suscetíveis a infiltrações.

1.2. Sistemas de impermeabilização

Os sistemas impermeabilizantes utilizados nesse projeto atende às exigências de desempenhos decorrentes dos efeitos citados pela NBR 9575 (ABNT, 2003), e descritos a seguir:

-puncionamento:        ocasionado pelo impacto de objetos que atuam perpendicularmente ao plano da impermeabilização;

-fendilhamento: ocasionado pelo impacto pontual de objetos no sistema impermeabilizante, ou pelo dobramento ou pela rigidez excessiva do sistema.


-Ruptura por tração: ocasionado por esforços tangenciais ao plano da impermeabilização, devido à ação da frenagem, aceleração de veículos ou pela movimentação do substrato;

-Desgaste: ocasionado pela abrasão devida à ação de movimentos dinâmicos ou pela ação do intemperismo;

-Descolamento: ocasionado pela perda da aderência;

-Esmagamento: redução drástica da espessura, ocasionada por carregamentos ortogonais ao plano da impermeabilização;

1.3. Proposta

Impermeabilização de áreas úmidas/ molhadas.

As vigas baldrames, antes do inicio da alvenaria, serão impermeabilizadas com argamassa de cimento e areia com adição de impermeabilizante no traço 1:3 e espessura de 2 cm, no topo e descendo 15 cm para cada lateral da viga.

A concretagem do contrapiso será executada juntamente com a impermeabilização das vigas baldrames para evitar fissuras no mesmo. Somente após este procedimento, será iniciado os trabalhos de alvenaria.

Nas lajes será aplicada a manta asfáltica.

Nas paredes em contato com a terra, será colocado manta asfáltica, 3 mm, e proteção mecânica.

Os reservatórios terão a impermeabilização flexível. As tampas dos reservatórios, em concreto armado, serão impermeabilizadas em ambas as faces, sendo que na parte superior será com manta asfáltica 3 mm, utilizando proteção mecânica e tela nas faces verticais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (188.3 Kb)   docx (800.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com