TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características de Vazão

Por:   •  27/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Na prática, a maioria dos processos é não-linear, fazendo a combinação sensor-transmissor-controlador-processo não linear. Assim, uma alternativa é a de escolher o comportamento da válvula não-linear, para tornar linear a combinação esta combinação. Se isso é feito corretamente, a nova combinação sensor-transmissor-processo-válvula se torna linear, ou com o ganho constante. O comportamento da válvula é a sua característica de vazão

- O objetivo da caracterização da vazão é o de fornecer um ganho do processo total relativamente constante para a maioria das condições de operação do processo.

CARACTERÍSTICA LINEAR

-A válvula com característica linear é comumente usada em processo de nível de líquido e em outros processos onde a queda da pressão através da válvula é aproximadamente constante.

- Trata-se de uma característica que produz uma máxima variação da vazão através da válvula com o mínimo curso. -É aquela que introduz uma grande variação na vazão, com pequenos aumentos de abertura da válvula. Recomendada apenas em aplicações que admite controle “onoff”.

É uma das válvulas “mais perfeitas” e mais usadas. - Acréscimos iguais no curso da haste produzem porcentagens iguais ao acréscimo em relação à vazão do momento

Característica de vazão onde iguais incrementos no curso da válvula produzem iguais percentagens de incrementos na vazão :

• De 20 para 30% de abertura de válvula (10%) corresponde a uma variação de vazão de 4 para 6%, correspondendo a 50% de incremento na vazão; • De 60 para 70% de abertura de válvula (10%) corresponde a uma variação de vazão de 20 para 30%, correspondendo também a 50% de incremento na vazão

Esta curva se caracteriza por apresentar baixo ganho de vazão no início da abertura e um aumento progressivo do mesmo na medida que a abertura aumenta.

Foi introduzida para compensar o ganho de sistemas não lineares, porém constatou-se sua eficácia na compensação de variações da queda de pressão que ocorrem nas válvulas de controle instaladas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com