TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Construções Sustentáveis

Por:   •  16/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.927 Palavras (28 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]     

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CONSTRUÇÃO CIVIL: DEGRADAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Elaborado por

Catarina Galimberti Zapata Segura

Chayene Castellano Barboza

Carlos Henrique de O. Junior

Paulo Henrique Silva Barbosa

Rio de Janeiro

Novembro de 2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com a história, a Construção Civil sempre esteve presente atendendo às necessidades básicas e imediatas da sociedade. A formação das cidades exigiu uma maior quantidade de profissionais e técnicas mais apropriadas para se construir edificações maiores e mais elaboradas.

O papel do setor é fundamental para que os objetivos globais referentes ao desenvolvimento sustentável se concretizem, visto que a indústria da construção é dada como o setor que mais consome recursos naturais o que ocasiona em impactos ambientais consideráveis.

Com o avanço das tecnologias e a crescente preocupação com o ambiente, foi introduzido o conceito de sustentabilidade. Assim, surgiram as edificações com responsabilidade social.

A partir daí, para ser executado um edifício “ecologicamente correto” é preciso um estudo e aprofundamento em sistemas como: condicionamento de ar, estudo em relação ao melhor posicionamento da fachada em relação ao nascente/poente do sol, destinação e tratamento de resíduos sólidos gerado pela obra, reuso de água dentre outros.

A adoção de ações sustentáveis garatem a médio e longo prazo um planeta com melhores condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, com os recursos naturais necessários para as próximas gerações.

  1. OBJETIVO

Este projeto tem como finalidade apresentar conceitos que ajudem a entender a sustentabilidade e provocar uma discussão de como a Construção Civil pode atuar diretamente de forma positiva e contribuitiva.

O trabalho procura:

  • Mostrar uma breve linha cronológica de evolução do setor;
  • Apresentar conceitos;
  • Mostrar a importância do setor para o tema abordado;
  • Analisar como e quais processos podem ser introduzidos para atingir a sustentabilidade;

  1. HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

O surgimento da Engenharia é antigo, tendo os primeiros pensamentos arquitetônicos nos períodos pré-históricos quando foram erguidas as primeiras construções humanas.

Desde a Pré-História, o homem já possuía noção de moradia como o local que serviria de abrigo para se proteger de predadores e do clima.

Na conhecida Idade da Pedra, período Paleolítico, as moradias baseavam-se nas cavernas.

No período Neolítico, quando foi desenvolvida a agricultura e a criação de animais, o homem deixou de ser nômade e pôde se fixar em um único lugar. Assim, foi iniciado o processo de construção de casas, que naquela época eram edificadas em pedra e tinham a forma de um cone. Os Dolmens também foram criados nesse período, eles consistiam em edificações formadas por duas ou mais grandes pedras fincadas verticalmente no chão funcionando como se fossem paredes, e uma grande posicionada horizontalmente para formar o teto.

Dando um salto cronológico, a engenharia esteve muito presente no Antigo Egito, quando foram construídas as primeiras pirâmides que permanecem Império Romano, houve o surgimento de novas técnicas construtivas a partir da maior oferta de matéria prima e exploração do trabalho escravo.

Desde então, o processo evolutivo da  Construção Civil só aumentou.

  1. CONSTRUÇÃO CIVIL NO BRASIL

Os primeiros passos da Construção Civil no Brasil, foram dados no período colonial com a construção de fortificações e igrejas.

Seu auge foi na década de 1940, no governo de Getúlio Vargas, quando o setor foi considerado um dos mais avançados da época e o Brasil, um grande detentor de tecnologia do concreto armado.

Na década de 70, durante o regime militar, predominou-se o financiamento no setor visando diminuir o déficit de moradia, e as construtoras passaram a construir somente prédios.

Nos anos de 1990, houve a melhoria na qualidade do produto final resultado de uma melhor qualificação de mão de obra.

Enfim, em 2000, surgem maiores informações sobre os impactos ambientais causados e é intensificada a preocupação na preservação do meio ambiente.

  1. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Conforme conceito de Sjöstrom (1996), desenvolvimento sustentável pode ser definido como uma forma de desenvolvimento econômico que emprega os recursos naturais e o meio ambiente não apenas e beneficio do presente, mas também das gerações futuras. Tornar nossas formas de desenvolvimento econômico sustentáveis deixou de ser uma bandeira de ecologistas sonhadores para ser um conceito importante na comunidade de nações. A certificação ambiental retratada na série normas ISO 14000 e que já está em implementação no Brasil é a parte mais visível desta mudança.

O CIB (lnternational Council for Building Research and Documentation) colocou entre suas prioridades de pesquisa e desenvolvimento o desenvolvimento sustentável. A European Construction Industry Federation possui agenda específica para o tema. (INDUSTRY & ENVIRONMENT, 1996)

A Civil Engineering Research Foundation (CERF) entidade dedicada a promover a modernização da construção civil dos Estados Unidos, de acordo com Bernstein (1996), realizou uma pesquisa entre 1500 construtores, projetistas e pesquisadores de todo o mundo visando detectar quais as tendências consideradas fundamentais para o futuro do setor, em cuja pesquisa a questão ambiental foi considerada a segunda mais importante tendência para o futuro conforme mostra a figura 01. Embasada nestes resultados a entidade definiu 38 diferentes propostas de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (666 Kb)   docx (452.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com