TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Correntes Parasítas

Por:   •  18/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

Correntes de Foucault

As correntes de Foucault ou correntes parasitas pode ser definido como uma corrente elétrica induzida em um material condutor. Essa corrente pode ser fornecida ou gerada de duas formas, campo magnético ou uma radiação eletromagnética. As correntes parasitas receberam esse nome devido aos estudos físico e astrônomo francês Jean Bernard Léon Foucault sobre essas determinadas correntes.

Uma corrente de Foucault é um redemoinho de resistência gerada quando dois campos eletromagnéticos se cruzam. Ele circula em uma direção que se opõe à corrente original. A resistência resultante da colisão dos dois campos efetivamente converte parte da energia elétrica presente em calor, um subproduto indesejável quando a intenção é o simples transporte de eletricidade, como em um transformador.

Através desses estudos, Foucault descobriu que um disco de cobre necessita de mais força para rodar quando colocado entre os polos de um imã. Com isso, afirmou que essa necessidade de mais força para rotacinar era devido a presença de correntes parasitas originadas devido a variação de fluxo no interior do disco metálico.

As correntes de Foucault são fechadas e induzidas na massa de um metal que se movimenta no interior de um campo magnético. Quando um material magnético entra em campo, é possível perceber que ocorre uma variação de fluxo provocando uma força eletromotriz induzida no material condutor e a partir daí os elétrons livres começam a se movimentar em circuitos fechados.

A corrente de Foucault pode ser usada em diversas aplicações:

A partir do momento que corrente de Foucault é produzida, pode-se ter como consequência uma dissipação de energia por meio do efeito Joule, fazendo com que o condutor obtenha um aumento significativo da sua temperatura. A partir do efeito Joule é possível encontrar resultados positivos e negativos para o sistema. Tendo como positivo, alimentar aquecedores em sistema por indução e consequentemente negativos para circuitos eletrônicos, porque esse aquecimento pode danificar os componentes presentes no circuito. Para evitar a queima desses componentes, usa-se matérias laminados para dissiparem o calor com mais capacidade.

Em um sistema de freio por corrente de Foucault, a resistência magnética é grande o suficiente para parar um vagão de ferro. Num sistema comparável ao atrito, a força magnética aplicada resiste ao movimento das rodas de aço. Como as rodas lento, a resistência diminui, permitindo uma desaceleração gradual e suave parar. Os mecanismos de corte para ferramentas eléctricas tais como serras circulares funcionam de forma semelhante.

Por fim é possível afirmar que a descoberta da corrente de Foucault teve uma contribuição muito significativa para a eletricidade de um modo geral. Pois através dela é possível retirar inúmeros benéficos como fornos por indução e frenagem de trem, mas também maléfico como o superaquecimento de circuitos eletrônicos, comprometendo assim todo funcionamento do circuito gerando prejuízos. 

Histerese

A histerese pode ser definida como uma propriedade que alguns materiais possuem onde há uma tendência de conservação de suas características mesmo com a retirada do estimulo que foi capaz de proporcionar essas mudanças de característica. Existem vários tipos de histerese, dente elas: A histerese mecânica e a Histerese magnética, histerese biológica, epidemiologia, etc. O termo histerese é de origem grega antiga υστέρησις significando um “retardo” em um determinado material voltar as suas características iniciais após um determinado estimulo. A histerese foi descoberta em 1890 por um engenheiro escocês chamado James Alfred Ewing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (456.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com