TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realização na prática de um circuito para medir a tensão e a corrente em cada tipo de resistência

Seminário: Realização na prática de um circuito para medir a tensão e a corrente em cada tipo de resistência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Seminário  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

A partir do exposto conclui-se que os resistores utilizados no experimento encontram-se dentro da tolerância especificada pelo fabricante que é de ±5%, sendo que o erro máximo apresentado foi de 2,67%.

Na medição de voltagem e corrente observando os valores teóricos em relação ao medido no multímetro pode-se considerar pequeno dependendo da aplicação, o erro máximo que ocorreu na medição da ddp ( 1,30%). Na corrente o erro foi maior (máximo 27,11%). O erro é grande porque os valores medidos são da ordem de miliamperes, portanto qualquer pequena diferença resulta erros elevados.

Na medição da ddp utilizando o osciloscópio foi encontrado um erro alto de aproximadamente 16,9% e não foi possível medir a queda de tensão nos resistores R2 e R3 , pois não indicavam onda no mostrador.

É necessário observar que o osciloscópio quando foi ligado ao circuito passou a interferir no circuito, comportando-se como parte integrante ocasionando erro de medição. Uma das causas pode ser que a impedância do osciloscópio deve estar fora do especificado para o aparelho, sendo indicado realizar a calibração desse aparelho de medição.

--

Ao término dessa experiência conseguimos montar o circuito e mediras tensões desejadas. Conseguimos também a familiarização com osmateriais do laboratório, tais como a Fonte Minipa Power Suply MPC-3003d, com o Multímetro na sua condição de Voltímetro de correntecontínua. Por utilizar o Multímetro Digital em nenhum momento houvenecessidade de ajuste de escala, denotando sua vantagem em relação aomultímetro analógico. Comprovamos também que a diferença de potencialem elementos em série de um circuito, não se mantém constante e sim sedivide.

--

Podemos concluir que ao compararmos os resultados do multímetro com os resultados obtidospelos cálculos percebemos uma variação. Essa variação existe devido ao fato de existir umaresistência no multímetro que não é calculada quando fazemos à mão.

--

Neste primeiro experimento colocou em prática a medição em circuito da tensão e corrente em cada tipo de resistor encontrado no circuito.

As medições foram registradas e feita a simulação do circuito para verificar a diferença existente nos 3 circuitos montados.

Objetivos

Compreender como realizar medidas de tensão, corrente e resistência utilizando multímetros e protoboard para montar o circuito. Aperfeiçoar o uso do Multímetro e o principal era que nós conseguíssemos obter dados o suficiente para podermos comparar a tensão e a corrente obtidas em cada montagem.

No Protoboard nós ligamos com um cabo preto e um cabo vermelho à fonte de alimentação. Após isso ligamos dois fios metálicos nas fontes de alimentação e conectamos na área de trabalho. Após todo esse procedimento feito nós montamos o circuito com os respectivos resistores. Medimos a corrente fornecida pela fonte e a corrente presente no resistor. Com isso nós anotamos os dados em uma tabela para termos um gráfico.

--

Chegamos a conclusao que a associacao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com