TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Energias Renováveis

Por:   •  17/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

Energias Renováveis

Na atualidade quando se trata a questão energética, as discussões são aprofundadas pelocenário internacional, a escassez do petróleo e a mudanças no clima, ocasionadas pela queima de combustíveis fósseis. Desta forma surgem pesquisas e estudos técnicos para o desenvolvimento de alternativas na produção de energia provindas da matéria orgânica, biomassa, energia eólica, solar e a partir de pequenas centrais hidroelétricas.
A ordem mundial para questões energéticas é a busca pela autossuficiência em geração de energia, aliada a uma diversificação da matriz energética, ou seja, a procura por diferentes fontes de energia alternativas que supram a demanda interna dos países, os mesmo devem ter sob controle fontes primárias de geração de energia elétrica, térmica. Sendo necessário que haja uma interdependência entre os países e uma independência em alguma fonte de energia.

1. Conceito

As energias renováveis são oriundas do ciclo natural de conversão de radiação solar, fonte primaria de quase toda energia disponível na terra, são praticamente inesgotáveis que não alteram o balanço térmico do planeta. Essas fontes se configuram de um modo em que o conjunto energético pode ser chamado de não convencional, pois não é baseado em combustíveis fósseis e grandes hidroelétricas. Atualmente, a denominação de energias renováveis é utilizada para delimitar o conceito de renovação natural, que em ultima analise, se originam da energia solar como fonte primária. Incluindo-se nesta categoria a energia eólica, de biomassa e a solar, estas são formadas de fontes que se regeneram de uma forma cíclica em uma escala de tempo reduzida. Estas energias podem e devem ser utilizadas de forma equilibrada, de maneira que resulte o mínimo impacto ao meio ambiente. Sendo assim, podem ser explorados  com grandes facilidades e integrado ao sistema de abastecimento deenergia das regiões.

2. Tipos de Energia

2.1 Energias Hídricas - A produção de hidroeletricidade é principalmente efetuada através de centrais hidroelétricas que estão associadas as barragens de grande ou média capacidade, a produção de hidroeletricidade  representa o armazenamento das águas dos rios, constituído por um reservatório e interrompendo pontualmente o fluxo de água.

2.2 Energias Eólicas - Energia das massas de ar provocada pelo aquecimento desigual na superfície da terra. No Brasil vem se mostrando uma ótima solução na busca de formas alternativas de energia elétrica, por ser uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A utilização desta energia no país teve inicio em 1992, com a instalação de uma turbina de 75 KW, em Fernando de Noronha, através de iniciativa do Centro Brasileiro de Energia Eólica- CBEE.

2.3 Energias Solar - A energia que é oriunda dos raios solares pode ser utilizada para aquecer o ambiente, água e produzir eletricidade tendo possibilidade de redução de 70% da energia convencional. O Brasil tem uma produção anual de energia fotovoltaica de pequeno porte entre 800 e 1.800 KWH.O país possui um ótimo índice de radiação solar, principalmente na região Nordeste, especificamente no semi árido, onde, estão os melhores índices, com valores típicos de 1.752 a 2.190 kWh/m², por ano de radiação incidente.

2.4 Energias Geotérmicas - A energia geotérmica é aquela obtida pelo calor que existe no interior da Terra. Os principais recursos são os gêiseres, fontes de vapor no interior da Terra que apresentam erupções periódicas. No Brasil, por exemplo, não há nenhuma unidade em operação, nem sob forma experimental.

2.5 Energias Marítima - O potencial de geração de energia elétrica a partir do mar inclui o aproveitamento das marés, correntes marítimas, ondas, energia térmica e gradientes de salinidade. A eletricidade pode ser obtida a partir da energia cinética produzida pelo movimento das águas ou pela energia derivada da diferença do nível do mar entre as marés alta e baixa. A energia maremotriz, o modo de geração de eletricidade por meio da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés.

2.6 Energias ondomotriz - A energia ondomotriz surge como uma da mais promissora fonte de energia renovável. A energia cinética provocada pelos ventos em atrito com a água forma ondas que podem percorrer milhares de quilômetros sem percas energéticas, desta forma torna-se uma grande fonte de energia elétrica.

2.7 Energias de Biomassa - Energia que é gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas que produzem o gás metano, é utilizado para a geração de energia). Para fazê-la são utilizados materiais como biomassa arborícola, sobra de serragem, vegetais e frutas, bagaço de cana e alguns tipos de esgotos. Ela é transformada em energia por meio dos processos de combustão, gaseificação, fermentação ou na produção de substâncias líquidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (324.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com