TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Energias Renováveis

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Renato Emanuel Bispo Alvarez - 20201101099

   

Curso de Engenharia de Produção

Disciplina: Energias Renováveis

Rio de Janeiro

Maio de 2021

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Renato Emanuel Bispo Alvarez

Energias Renováveis

Texto apresentado como Atividade Individual Avaliativa A2 para a disciplina Energia Renováveis da Universidade Veiga de Almeida.

Professor Cezar Luiz França Pires

Rio de Janeiro

Maio de 2021

Sumário:

  1. Introdução.......................................................................................Página 04
  2. Descrição do Artigo.........................................................................Página 04
  3. Resumo das Informações ..............................................................Página 04
  4. Opinião sobre o texto-base.............................................................Página 06
  5. Referências Bibliográficas...............................................................Página 07

  1. Introdução

Este trabalho é uma resenha crítica realizada sobre o artigo “Viabilidade da maremotriz em algumas regiões litorâneas do nordeste do Brasil”. Foi realizada uma descrição do artigo, expostas as principais informações do texto do artigo, além de uma opinião sobre este texto-base.

  1. Descrição do artigo:

O Artigo busca explicitar o modo de funcionamento de usinas maremotrizes e analisar a viabilidade da aplicação deste tipo de usina, que trata-se de uma finte de energia renovável em estados do Nordeste brasileiro, analisando vantagens e desvantagens e os impactos ambiental e econômico gerados.

  1. Resumo das informações do artigo:

A busca por fontes renováveis de energia vem crescendo nos últimos anos. A conscientização sobre os problemas ambientais e como eles podem afetar as gerações atuais e futuras ganharam força, estimulando a busca por meios de produção de energia provenientes de recursos não-poluentes e que não se esgotem. A energia proveniente das marés recebeu recentemente atenção e pesquisas direcionadas ao seu desenvolvimento em todo o mundo. O Brasil também começou a realizar estudos e direcionar sua atenção a este tipo de matriz energética. Nosso país apresenta um grande potencial para este tipo de geração de energia devido à sua grande extensão litorânea. A região Nordeste, em especial, além de ser a região com maior porcentual de litoral, apresenta uma incidência constante de ventos, sendo especialmente interessante para a instalação de usinas maremotrizes.

A energia maremotriz gera energia elétrica a partir da energia potencial e cinética proveniente das variações das marés ou das correntes marítimas. Na energia gerada através das marés, a água do mar é captada e armazenada em diques. Quando a maré baixa, a água passa por uma turbina e é devolvida para o mar. Também é possível obter energia maremotriz através do aproveitamento das correntes marítimas, onde turbinas são instaladas no fundo do mar para transformar a força das correntes em energia elétrica, por meio de um gerador. Portanto, para a implantação deste tipo de usina, é importante analisar a condição topográfica onde a usina será implementada, uma vez que a variação das marés é uma condição extremamente importante.

Essencial para a formação das ondas oceânicas, os ventos são os responsáveis pela formação das maiores ondas oceânicas. Quando sopram paralelamente à superfície da água, os ventos transferem energia cinética para o mar, formando assim as ondas. O Nordeste brasileiro recebe os ventos alísios, que são ventos que sopram durante todo o mês e oscilam constantemente de direção, o que contribui para uma elevada energia cinética nos mares naquela região. O nível das marés mais elevados no nordeste brasileiro também revela um potencial maior para a instalação deste tipo de usina geradora de energia nesta região.

A geração de energia através das marés tem princípio parecido com energias eólicas ou mesmo usinas hidrelétricas, onde a movimentação das águas rotaciona uma turbina que é conectada a um gerador de energia, que transforma a energia cinética da turbina em energia elétrica. As correntes marítimas podem ser geradas por diversos fatores desde a rotação do planeta, influência dos ventos, diferença de temperatura e diferenças químicas na água. As usinas que utilizam esta fonte de energia devem levar em conta as condições adversas presentes nos oceanos, a poluição, a alta corrosão do ambiente marinho, além de ser necessário uma observação da vida marinha.

Finalmente, a energia proveniente dos mares também pode ser obtida sendo proveniente das ondas do mar. A oscilação vertical do nível do mar impulsiona um gerador que produzem eletricidade. Estas usinas podem utilizar dispositivos onshore, que são acoplados à costa, porém podem ser menos eficientes pois quando as ondas chegam à costa já perderam grande parte de sua energia, dispositivos nearshore, onde são instalados mais afastados da costa e a uma pequena profundidade, onde a nergia das ondas é maior, e finalmente offshore onde são instalados bastante afastados da costa e têm a capacidade de absorção de energia maior. Entretanto, este último modelo apresenta elevados custos de instalação e manutenção.

Como citado anteriormente algumas vezes, a região Nordeste do Brasil é a região que apresenta maior potencial para a implantação deste tipo de usina, pela incidência de ventos, pela variação das marés etc. Dentre os estados do nordeste, a partir da análise de registros da Marinha Brasileira, em relação a amplitude das marés de três estados em especial (Maranhão, Pernambuco e Bahia) para a análise de viabilidade de geração de energia elétrica para energia maremotriz. Foi observado que o estado do Maranhão é o estado que apresenta maior variação nos níveis das marés, apresentando o maior potencial entre os estados observados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com