TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Energias Sustentáveis

Por:   •  8/11/2021  •  Artigo  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

SUSTENTABILIDADE: Energia solar fotovoltaica

                         

Maria Cristina

  1. RESUMO

O artigo apresenta de forma prática as inúmeras vantagens em produzir a sua própria energia através de um sistema de energia fotovoltaica. O investimento devolve, do ponto de vista financeiro um ótimo resultado e proporciona uma aplicação considerável em sustentabilidade e contribuição para redução nos impactos causados pela geração de energia por fontes não renováveis. O sistema utilizado é o de captação de energia elétrica através da radiação solar, com um excelente custo-benefício e vida útil de aproximadamente 25 anos.

Palavras-chave: Energia Sustentável. Energia Fotovoltaica. Sustentabilidade. Energia Solar. Fontes Renováveis.

  1. INTRODUÇÃO

Com o intuito de contribuir para que o meio ambiente sofra menos com os impactos gerados pelo homem em virtude de suas demandas e necessidades, esta solução proposta será uma das possíveis formas de aplicação prática de sustentabilidade. A energia solar não gera ruídos, não polui o ar, a terra ou a água, nem provoca secas ou alagamentos. O fato de o sol ser um recurso renovável e inesgotável, outros recursos naturais esgotáveis e não renováveis serão preservados, uma vez que uma residência gere a sua própria energia a partir do sol.

  1. OBJETIVOS

O objetivo geral é identificar e implantar uma solução sustentável com um sistema que atenda a demanda de consumo de energia elétrica de uma residência.

Objetivos específicos

  • Reduzir os custos na conta de energia elétrica;
  • Evitar futuros aumentos provenientes dos reajustes nas tarifas da concessionária;
  • Valorizar o imóvel;
  • Contribuir para o meio ambiente;
  • Aumentar o consumo da energia, proporcionando mais conforto sem aumentar o custo.
  • Possibilitar o compartilhamento da energia gerada com outras unidades de consumo, conforme RN 482 da ANEEL.

  1. METODOLOGIA

A pesquisa teve sua ideia principal formada através do estudo em fontes específicas na atuação e uso de energia solar fotovoltaica. Foram utilizados diversos websites que tem como foco a implantação de sistemas fotovoltaicos para a geração de energia limpa e inesgotável. Ferramentas gratuitas disponíveis para o dimensionamento do sistema foram utilizadas para que a demanda energética seja atendida com o máximo de eficiência. O experimento mostrará através de resultados colhidos ao longo dos próximos meses o tamanho da economia financeira e contribuição para a preservação do meio ambiente.

  1. DESENVOLVIMENTO

Conhecendo a rotina de uma empresa que atua no setor fotovoltaico em uma região de alta demanda no país, o estado de Minas Gerais, conhecemos uma solução prática, barata e de rápida implementação. O acompanhamento da construção de um sistema de captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos foi essencial para que determinássemos os procedimentos, em detalhes, tal como o dimensionamento correto do sistema, para atender a demanda de uma residência que possui um alto consumo de energia elétrica.

  1. RESULTADOS

Para a construção de uma usina solar e geração da própria energia, utilizaremos os seguintes passos abaixo.

- Média de Consumo Mensal

Visto que a unidade de consumo, localizada na região de atendimento da concessionária EDP, na cidade de São José dos Campos, possui somente 5 meses de consumo em seu histórico, uma vez que a unidade estava fechada, sem moradores, chegamos em uma média de consumo de 437,4 Kwh/mês, conforme figura abaixo.

[pic 1]

Figura 1 – Histórico de Consumo de Energia (5 meses)

A média de consumo encontrada nos últimos 12 meses é melhor, uma vez que completamos um ciclo anual de consumo passando por todas as estações do ano, visto que o consumo altera bastante em virtude da incidência solar registrada ao longo das estações do ano, com por exemplo, o verão e o inverno.

- Média de Consumo Diário

        Descobrimos a média de consumo diário para que consigamos estimar quanto de energia o sistema precisa gerar todos os dias, em média, para atender o consumo da residência. Pegamos então a média de consumo mensal e dividimos por 30, já que os meses possuem em média trinta dias. Se tivermos um sistema que gere, em média, ao longo de todos os meses, 14,58 Kwh/dia, conseguiremos atender a necessidade de consumo desta unidade. Precisaremos apenas, levar em consideração todos os fatores de perda energética, como por exemplo, dias nublados, sombra, irradiação solar, entre outros.

- Quantidade de placas para gerar os 14,58 Kwh/dia

        Precisamos entender qual a irradiação solar da região onde vamos fazer a instalação. Por exemplo, se eu pegar o mesmo equipamento e instalar na região sul do País, concluiremos que a geração de energia vai ser diferente daquelas geradas nas regiões norte e nordeste. A explicação é que temos muito mais potência solar no norte e nordeste do país do que no sul. Daí a importância de saber a região e a cidade onde será instalado o sistema, já que chegaremos em diferentes resultados com o mesmo equipamento.

        A irradiação solar na região poderá ser descoberta de algumas formas, sendo uma delas bem prática, com a utilização de uma ferramenta gratuita, fornecida pelo Centro de Referência para Energia Solar e Eólica, a CRESESB.

[pic 2]

Figura 2 – Centro de Referência para Energia Solar e Eólica

Essa ferramenta fornece, através de um banco de dados, o potencial solar das cidades do Brasil, uma ferramenta essencial para o dimensionamento de sistemas fotovoltaicos. Portanto podemos citar que, sempre que possível, a melhor forma de chegar em uma avaliação mais precisa, é fazer a medição da irradiação no local de interesse. Essa medição traz um resultado em watt por hora por metro quadrado (Wh/m²), unidade de medida padrão ABNT. Alguns dos equipamentos utilizados para realizar a medição no local são o Piranômetro, Pireliômetro, Heliógrafo, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (546.1 Kb)   docx (520.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com