TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Engrenagem e Cremalheira

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

As engrenagens e cremalheiras do sistema de acionamento do elevador são os elementos mecânicos que distribuem o movimento a cabina. Desta forma, foram utilizadas duas engrenagens, sendo uma em cada motoredutor, além do pinhão do sistema de freio centrífugo que será mencionado no subitem 2.2.1.3. As cremalheiras são fixadas na torre metálica do equipamento. Gasparin (2004, p. 4) afirma que:

A transmissão de movimento de um par de engrenagens permite alterar a velocidade angular, o torque e até a direção de movimento de um eixo a outro de uma engrenagem. Isso é possível devido à geometria desses componentes mecânicos. Esses elementos de transmissão de movimento e torque permitem a redução ou o aumento do momento de torção, com perdas pouco significativas de energia, por não permitirem patinação.

Dentre as combinações de engrenagens existentes, como as cilíndricas helicoidais, cônicas, parafuso sem fim, entre outros, a engrenagem que será utilizada no sistema de acionamento é a de dentes retos. Segundo Oliveira (1980, p. 3), “as engrenagens cilíndricas de dentes retos são empregadas em larga escala, na transmissão de movimento entre eixos paralelos. São as de mais fácil estudo, fabricação e controle”.

Gasparin (2004, p. 5) comenta que as engrenagens de dentes retos “são muito usadas nas transmissões de baixa rotação do que nas de mais alta, por causa do ruído que produzem.” No entanto, como o equipamento já está situado em um ambiente de construção civil, o ruído que os dentes produzem não apresentam problemas para a aplicação utilizada. Gasparin (apud MELCONIAN, 2000) também afirma que “a engrenagem cilíndrica com cremalheira [...] é usada para transformar movimento giratório em longitudinal e vice-versa em casos onde as velocidades não são muito grandes.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com