TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fontes de Energias Limpas e Renováveis

Por:   •  17/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Meio Ambiente

ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL

João Luiz da Roza

Junho/2017


Fontes de Energias Limpas e Renováveis

O que é energia limpa?

  • É aquela que não produz resíduos no processo de produção ou consumo. Se a quantidade de resíduos resultantes for pequena a fonte também pode ser considerada limpa. Os resíduos considerados indesejáveis nos processos de produção ou consumo de energia, geralmente, são os gases poluentes geradores do efeito estufa.

Quais são as fontes de energia limpa?

  • Energia eólica – movimento dos ventos
  • Energia solar – luz do sol
  • Energia das marés – movimento gravitacional do mar
  • Biocombustíveis – líquidos ou gases de origem biológicas

DESENVOLVIMENTO

Energia eólica (0,5% da matriz BR)

É a energia gerada a partir da força do vento. O processo produtivo consiste na instalação de cataventos em áreas permanentemente sujeitas a ventos. A força dos ventos provoca o movimento circular das pás do catavento, que num processo inverso ao do funcionamento dos ventiladores, gira o eixo de um gerador elétrico, produzindo eletricidade.

Possui a vantagem de explorar uma fonte inesgotável, com baixos níveis de investimentos. Possui a desvantagem de estar sujeito à sazonalidade, pois a intensidade do vento está diretamente associada à dinâmica das massas climáticas. Além disso, pode causar a morte de pássaros, que se chocam contra as pás, e a poluição visual de grandes extensões de terra, especialmente em áreas litorâneas.

[pic 1]   [pic 2]


Energia solar (0,01% da matriz BR)

É gerada a partir da incidência dos raios solares em dispositivos capazes de transformar a luz em eletricidade, ou de acumular o calor resultante desta incidência. A produção de eletricidade a partir de uma fonte luminosa é uma tecnologia bem desenvolvida, e vem sendo utilizada há várias décadas. Os painéis solares são utilizados em satélites e pontos de baixo consumo instalados em locais inóspitos ou de difícil acesso. Exige o armazenamento da energia em baterias, pois não há produção durante os períodos noturnos ou de baixa luminosidade. Atualmente já existem instalações capazes de produzir energia na ordem de dezenas de megawatts.

[pic 3]

A produção de calor com a energia solar é bastante difundida por ser barata e utilizar materiais facilmente disponíveis no comércio. Normalmente as instalações dos captadores são pequenas e produzem o aquecimento de água para uso doméstico, hoteleiro ou hospitalar. Há usinas capazes de produzir centenas de megawatts a partir desta fonte nos EUA e Espanha.


Energia das marés e ondas

Energia gerada pela movimentação de grandes massas de água das marés e das ondas. As forças gravitacionais a que o planeta está sujeito provocam um movimento cíclico de deslocamento das águas dos mares, ou marés. Este efeito é notado nas áreas litorâneas onde o nível do mar aumenta ou diminui ao longo do dia, e os ciclos são precisamente previstos por cálculos matemáticos conhecidos desde a antiguidade. As instalações produtivas são semelhantes às de uma hidroelétrica, que usa o deslocamento da água para acionar uma turbina conjugada a um gerador elétrico. A fonte é inesgotável, contudo a produção de energia fica limitada às áreas litorâneas em que o nível do mar varie pelo menos cinco metros.

O movimento das ondas também pode ser utilizado na geração de energia. No Brasil temos um projeto pioneiro no porto do Pecém, no Ceará. A geração usa um sistema de bombeamento capaz de gerar alta pressão em um circuito hidráulico, que por sua vez movimenta um gerador elétrico.

[pic 4]


Biocombustíveis (6,5% da matriz BR)

Este tipo de energia está presente no etanol, produzido a partir da cana-de-açúcar e do milho; no bioetanol, bioéter e biodiesel produzidos a partir de biomassa.

O combustível gasoso é gerado em um processo que consiste em transformar excrementos animais, restos de alimentos e lixo orgânico em gás. Em um biodigestor ocorre a fermentação, por bactérias, dos compostos orgânicos, liberando gás que substitui o GLP. O subproduto é um resíduo que pode ser usados como adubo. A desvantagem está na dificuldade de armazenamento do gás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (134.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com