TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fundações Questões

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Fundações são elementos estruturais que tem por finalidade transmitir cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo, sem provocar ruptura da mesma.
  2. Capacidade de carga de um solo é a tensão que provoca a ruptura do sistema solo-fundação e Tensão admissível é a tensão de de projeto, que no caso é a capacidade de carga do solo, dividida pelo coeficiente de segurança.
  3. Recalque é quando numa edificação ocorre um rebaixamento devido ao processo de consolidação do solo sobre sua fundação,então sobre o termo de recalque admissível se entende como o máximo afundamento previsto no projeto para determinada estrutura sem que cause dano a mesma.
  4. Com relação a profundidade de assentamento as fundações são classificadas em rasas e profundas, sendo exemplo de fundações rasas as sapatas e radier e exemplo de fundações profundas a estaca profunda e caixão e quanto a forma de distribuir carga ao terreno elas são classificadas em diretas e indiretas sendo exemplo de diretas as sapatas e radier e de indiretas estacas profundas e tubulões a céu aberto.
  5. Sapata corrida é caracterizada por ser uma estrutura contínua de concreto armado que fica abaixo das paredes, fazendo com que assim o peso da construção seja distribuído linearmente para o solo.
  6. Sapata isolada é um dos tipos de fundações superficiais mais simples, sendo ela dimensionada para suportar a carga de apenas um pilar ou coluna.
  7. Fórmula de terzaghi: Tensão de ruptura= cNc+qNq+1/2yBny - cujo solo foi admitido como ruptura generalizada.

 Sendo cNc- leva em conta a resistência coesiva do solo localizado abaixo de uma sapata corrida.

qNq- leva em conta o solo localizado acima da base da sapata.

0,5.y.B.Ny- representa a resistência decorrente do ângulo de atrito interno do solo localizado abaixo da base da sapata corrida.

a) Corrige os valores da coesão e do angulo de atrito interno c´=2/3c tendo novos valores de Nc,Nq e Ny, sendo eles tabelados.

b) Tensão de ruptura=cNcSc+qNqSq+1/2yBNySy , sendo que os valores de Sc,Sq e Sy respectivamente para sapatas quadradas são: 1,3 1,0 e 0,8.

c) Tensão de ruptura=cNcSc+qNqSq+1/2yBNySy , sendo que os valores de Sc,Sq e Sy respectivamente para sapatas circulares são: 1,3 1,0 e 0,6.

d) Tensão de ruptura=cNcSc+qNqSq+1/2yBNySy , sendo que os valores de Sc,Sq e Sy respectivamente para sapatas retangulares são: 1+0,3B/L  1 e 1-0,2B/L.

8)   Quando a profundidade do assentamento da fundação em relação ao terreno é acima de 1.5 desconsidera o nível da água e abaixo de 1,5 considera o nível da água, sendo calculado através das tensões efetivas.

  1. Para que essas informações sejam obtidas e conhecidas, são aplicadas cargas sobre determinada superfície do terreno que consistem em placas rígidas especializadas  e é realizado o assentamento vertical resultante e a penetração é medida. Esse ensaio nada mais é que uma prova de carga feita com um modelo reduzido da fundação superficial desejada.
  2. Para o dimensionamento de sapatas, que é um tipo de fundação superficial, é necessário que o projetista defina uma tensão admissível do solo. Este valor será utilizado para determinar as dimensões da sapata, de modo que os esforços solicitantes não ultrapassem o valor da tensão admissível na interface solo-sapata. O ensaio SPT consiste em que, através do número de golpes necessários para cravar os últimos 30 cm do amostrador padrão, pode-se estimar qualitativamente o estado de compacidade ou consistência do solos. podendo assim então ser determinada a capacidade de carga. A norma de fundações recomenda um furo a cada 200 m2, para obras de construção entre 400 m2 e 1200 m2, sendo necessário então 4 furos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com