TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fundações de Engenharia

Por:   •  4/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.587 Palavras (11 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 11

OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é mostrar através de dados obtidos em campo (através de uma visita técnica realizada por um aluno do grupo), o tipo de fundação que cada empreendimento está utilizando como melhor opção para sua construção. Os resultados apresentados foram referentes a uma obra com fundação profunda e outra com fundação rasa.

INTRODUÇÃO

Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia (AZEREDO, 1988). As fundações devem ter resistência suficiente para suporta as tensões provocadas pelos esforços solicitantes, o também solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais

Existem vários tipos de fundações e a escolha do tipo mais adequado é função das cargas da edificação e da profundidade da camada resistente do solo. Com base na combinação destas duas análises optar-se-á pelo tipo que tiver o menor custo e o menor prazo de execução.

FUNDAÇÃO

A fundação tem como função suportar com segurança as cargas provenientes do edifício. Com as características do solo e as cargas que serão transmitidas aos elementos de fundação, o projetista de fundação calcula o deslocamento desses elementos e compara com os recalques admissíveis da estrutura. Quando o projeto estrutural é elaborado em separado do projeto de fundação, considera-se, durante o dimensionamento das estruturas, que a fundação terá um comportamento rígido.

Normalmente os pilares centrais são os mais carregados que os da periferia. Ao considerarmos a interação solo-estrutura no dimensionamento da fundação, os pilares que estão mais próximos do centro terão uma carga menor do que a calculada, havendo uma redistribuição das tensões. Conceitos dessa forma, é possível estimar os efeitos da redistribuição dos esforços na estrutura do edifício, bem como a intensidade e a forma dos recalques diferenciais. Consequentemente, teremos um projeto otimizado, podendo-se obter uma economia que pode chegar a até 50% no custo de uma fundação. Torna-se clara a importância da união entre o projeto estrutural e o projeto de fundações em um único grande projeto, uma vez que os dois estão totalmente interligados e mudanças em um provocam reações imediatas no outro

FUNDAÇÕES RASAS

As fundações Rasas são aquelas em que a carga é transmitida ao solo por meio de elementos superficiais, sem a necessidade de equipamentos de grande porte para a cravação ou escavação de seus componentes. Por isso, recebe também o nome de fundações superficiais. Em grande parte das vezes, esse tipo de fundação é realizado de forma manual.

As fundações diretas são executadas nas primeiras camadas do solo, geralmente a uma profundidade de até duas vezes a sua menor dimensão em planta ou no máximo 3 metros de altura. A seguir podemos ter um exemplo de: Bloco, Sapata, Radier e Viga Baldrame. Mais usados na Fundação rasa.

Bloco é um elemento de fundação rasa ou superficial de concreto que geralmente tem a sua base em planta quadrada ou retangular. De acordo com a NBR 6122/2010, os blocos de fundação são dimensionados sem a necessidade de utilização de armadura, pois as tensões de tração atuantes nesses elementos podem ser resistidas pelo concreto devido às dimensões do bloco. O bloco é uma fundação rasa recomendada para pequenas obras em solos com boa capacidade de suporte. Podem ser realizados com concreto simples, usinado ou ciclópico. Como os blocos são elementos de transmissão de carga praticamente pontual, é necessário que se verifique no momento de sua execução, se a locação foi feita corretamente para não haver excentricidade.

De acordo com a NBR 6122, os blocos de fundação não devem ter dimensão menor do que 60 cm. Os blocos devem ser dimensionados por meio de cálculo estrutural e geométrico.

Para a execução de um bloco, são realizados os seguintes passos:

1. Escavação do terreno: o primeiro passo é a abertura da vala para a execução do bloco. Deve-se realizar a escavação de acordo com as cotas e dimensões estabelecidas em projeto.

2. Execução das formas: Após a verificação das cotas de apoio e as marcações dos pilares, faz-se a montagem das formas para que seja feita a concretagem posteriormente.

3. Lastro: Se o bloco não for assentado diretamente em rocha, é necessária a realização de uma camada de concreto simples de no mínimo 5 cm que ocupe toda a extensão do bloco para proteger o elemento da umidade do solo.

4. Concretagem: neste tipo de fundação não se faz necessária a utilização de armaduras.

Imagem internet fundação bloco

Sapata é um elemento de fundação rasa ou superficial de concreto armado que geralmente tem a sua base em planta quadrada, retangular ou trapezoidal. As sapatas de fundação são dimensionadas para que as tensões de tração que atuam sobre a fundação sejam resistidas pela armadura e não pelo concreto.

A sapata é uma fundação rasa com capacidade de carga baixa a média. Sua utilização é indicada caso as sondagens de reconhecimento do subsolo indiquem a presença de argila rija, dentre outros.

As sapatas são de simples execução, o que não muda o fato de tomar bastante cuidado na sua construção. A sapata de cota mais baixa deve ser executada primeiro e de acordo com a NBR 6122, nenhuma sapata deve ter dimensão menor do que 60 cm.

Para a execução de uma sapata, são realizados os seguintes passos:

1. Escavação do terreno onde será feita a sapata, de acordo com o projeto de fundações, seguindo as dimensões e cotas indicadas.

2. Aplicar uma camada de concreto magro no fundo do terreno escavado e nas suas laterais. Essa camada de regularização no fundo deve ter no mínimo 5 cm e sua função é proteger a armadura da sapata contra a umidade do solo. Nas laterais, uma camada de chapisco já basta.

3. Em seguida, coloca-se as fôrmas de acordo com o projeto de locação. Deve-se conferir as marcações dos pilares e checar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com