TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Inovações

Por:   •  15/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.629 Palavras (15 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 15

01 – Em que momentos, na história da humanidade, as inovações tecnológicas aparecem com maior intensidade?

Há aproximadamente 300 anos, o homem protagonizou a criação de uma nova sociedade forjada nas chaminés e linhas de montagem, a revolução industrial modificou as relações sociais e a organização do trabalho, valorando os bens consumo e de capital e caracterizando a estrutura econômica pela troca de mercadorias. O pulmão desta revolução é movido com energia proveniente do carvão, gás e petróleo, utilizados na propulsão de um gigantesco avanço tecnológico.

02 – Que benefícios trouxeram a sociedade, a capacidade do ser humano de desenvolver suas habilidades técnicas?

Olhando à nossa volta, é fácil percebermos uma dependência cada vez maior da sociedade moderna em relação aos produtos tecnológicos. Muito do que as evoluções da ciência e da tecnologia têm proporcionado nos facilita a vida, economiza tempo, protege nossa saúde, enfim, nos transporta de uma natureza, digamos, "natural" para uma "natureza artificial", controlada. Isso, em grande parte, é decorrência da evolução da engenharia. Aliás, o importante papel que a engenharia tem desempenhado ao longo da história da humanidade é evidente. Ela esteve e continua presente em praticamente todos os momentos dessa trajetória, desenvolvendo dentre tantas outras utilidades, sistemas de transporte e de comunicação, sistemas de produção, processamento e estocagem de alimentos, sistemas de distribuição de água e energia, equipamentos bélicos, ferramentas, utensílios domésticos, aparatos de lazer, equipamentos médicos.

03 – Quais fatos foram preponderantes para a evolução da sociedade, a partir de 2000 a.C.?

Estudiosos da história indicam que, por volta do ano 2 mil a.C., mais ou menos junto com a invenção do alfabeto para a escrita e a numeração, o homem passou a utilizar o processo de fundição de metais. Os etruscos - povo que habitava a Península Itálica -, por exemplo, por volta dessa época já fundiam o ferro com alguma perfeição. Mais ou menos no mesmo período, a arquitetura foi enriquecida com novas técnicas, deu-se a invenção da roda e a construção das primeiras máquinas simples. Essas novas invenções colaboraram para que se promovesse a transformação das antigas sociedades rurais patriarcais em cidades governadas, com regras de convivência política mais elaboradas, com a construção de templos, aquedutos, estradas e palácios. Enquanto isso, alguns fatos marcantes ocorriam principalmente graças aos egípcios, que começavam a utilizar o papiro para a escrita. Esse fato marcou profundamente a civilização humana. Eles também já canalizavam, nessa época, a água do rio Nilo para irrigação. Enquanto isso, os povos mediterrâneos e escandinavos desenvolviam técnicas mais sofisticadas para a construção de navios, ao mesmo tempo em que em Jerusalém surgia um sistema subterrâneo para o fornecimento de água e, na China, era publicado o primeiro manual de matemática. Os chineses antigos, aliás, além do tipo móvel, inventaram a pólvora, o foguete, a bússola magnética, o sismógrafo e observavam sistematicamente os céus à procura de explicações mais elaboradas para os fenômenos à sua volta. Ao longo dos séculos, novas invenções e descobertas foram feitas, os conhecimentos foram se avolumando, mas tudo isso acontecia, em essência, apenas por força da experiência prática de vários artesãos, que aperfeiçoavam empiricamente seus produtos ou processos, transmitindo suas técnicas de fabricação para novas gerações.

04 – Como se estabeleceu a divisão da engenharia do passado com a engenharia moderna?

Aos poucos a engenharia foi se estruturando, fruto fundamentalmente do desenvolvimento da matemática, da explicação dos fenômenos físicos, dos experimentos realizados em ambiente controlado, da prática de campo, da sistematização de cursos formais. Quando no século 18 se chegou a um conjunto sistemático e ordenado de doutrinas, estava lançada, definitivamente, a semente da nova engenharia. Essa sistematização, podemos dizer, estabeleceu um marco divisório entre duas engenharias: a engenharia do passado e engenharia moderna. A engenharia do passado foi aquela caracterizada pelos grandes esforços do homem no sentido de criar e aperfeiçoar artefatos que aproveitassem os recursos naturais. Foram estes primeiros engenheiros os responsáveis pelo aparecimento de armamentos, fortificações, estradas, pontes, canais etc. A característica básica destes indivíduos foi o empirismo, pois trabalhavam com base na prática ensinada pelos que os antecediam, na sua própria experiência e no seu espírito empreendedor e criador. A passagem da engenharia antiga para a moderna não pode ser considerada como um fato estanque, nem fruto de um momento apenas. Não foi de um instante para outro que o homem passou a aplicar os conhecimentos científicos às técnicas. Durante séculos elas caminharam dissociadas uma da outra - de um lado os filósofos e pensadores, de outro os artesãos. Ainda hoje, apesar de toda tentativa de trabalhá-las como um corpo único, há quem enxergue nelas uma profunda separação. A engenharia moderna é aquela que se caracteriza por uma forte aplicação de conhecimentos científicos à solução de problemas. Ela pode dedicar-se, basicamente, a problemas da mesma espécie que a engenharia do passado se dedicava, porém, com uma característica distinta e marcante: a aplicação de conhecimentos científicos. Se antes os artefatos eram construídos com base em determinantes estéticos e operacionais, tomando sempre como referência a experiência pregressa do construtor, agora um projeto teórico baseado em conceitos científicos, em teorias formalmente estudadas e em experiências de laboratório metodologicamente controladas antecede a construção. Conhecimentos sistematizados a respeito da natureza, por exemplo a estrutura da matéria, os fenômenos eletromagnéticos, a composição química dos materiais, as leis da mecânica, a transferência de energia, as modelagens matemáticas dos fenômenos físicos - passam a fazer parte da prática dessa nova engenharia.

05 – Entre os anos de 1400 e 1900, quais foram os fatos que marcaram a história da engenharia?

Um dos precursores dessa era foi Leonardo da Vinci (1452-1519), que reunia, eximiamente, o saber teórico ao prático. Dentre os inúmeros projetos que saíram de suas idealizações estão, por exemplo, uma roda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com