TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Interdisciplinares Entre A Matemática E A Música Como Uma Forma De Prática Pedagógica

Por:   •  9/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.881 Palavras (12 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

                                                                               

LUCIANO FERREIRA DOS SANTOS

AS INTERDISCIPLINARES ENTRE A MATEMÁTICA E A MÚSICA COMO UMA FORMA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

SÃO PAULO/SP

MARÇO 2023


CENTRO UNIVERSITARIO FAVENI

LUCIANO FERREIRA DOS SANTOS

AS INTERDISCIPLINARES ENTRE A MATEMÁTICA E A MÚSICA COMO UMA FORMA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em METODOLOGIA DO ENSINO EM MATEMÁTICA

                                             

SÃO PAULO/SP

     MARÇO 2023

AS INTERDISCIPLINARES ENTRE A MATEMÁTICA E A MÚSICA COMO UMA FORMA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Luciano Ferreira dos Santos[1]

Declaro que sou autor (a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO-  Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar a interdisciplinaridade da matemática e a música realizada como uma maneira de prática pedagógica, além de ter como objetivo específico conceituar o início da relação da matemática e a música, compreender a importância da Interdisciplinaridade e discutir sobre a interligação entre o ensino pedagógico da matemática e a música. Sendo assim, por meio de uma revisão de literatura teve como conclusão que a interdisciplinaridade se configura em um cenário disciplinar e se diferencia pela exigência de comunicação e pela presença de atividade igualitária, sendo assim, a interdisciplinaridade entre Matemática e Música propõe novos procedimentos metodológicos, TICs, e depende de padrões evolutivos, desde a cooperação de conteúdos  como Matemática, tal como linguagem na interpretação e Música, que é a linguagem abrangência de sentimentos onde atribui as racionalidades dos números através do uso da Matemática.

PALAVRAS-CHAVE: Matemática. Música. Interdisciplinar.

agioeagio@gmail        


  1. INTRODUÇÃO

As origens da matemática estão diretamente relacionadas com a origem dos humanos, quando os humanos ainda não tinham conceitos complexos de números e contagem. Naquela época, o homem precisava de conceitos básicos sobre maior, menor, mais e menos para caçar ou escrever sua história para garantir sua sobrevivência (ROSSETO, 2013).

A evolução da matemática mostra que ela está associada a diferentes atividades humanas e é onipresente na sociedade. Hoje, a matemática é derivada dos conceitos gregos de dedução e lógica, e pode ser observada em obras de arte, arquitetura, economia e vida cotidiana (MOL, 2013).

A matemática e a música apesar de serem áreas distintas desde a antiguidade são estudadas e conhecidas de forma semelhante (BIBBY, 2003). A matemática por si está presente nas escalas musicais e seu desenvolvimento, além disso nas leis principais da acústica. O primeiro homem a relacionar razões de cordas vibrantes a intervalos musicais foi Pitágoras, ainda foi o descobridor do que se tornaria o quarto ramo da matemática por meio dos experimentos com o monocórdio.

A música pode proporcionar estímulos de autocontrole, bem como estimular o pensamento criativo, a imaginação e a memória, atributos que ajudam a ter um bom desempenho em matemática. Para que o aluno possa absorver os itens abordados durante as aulas de Matemática, é notável que o educador precisa dominar a sala de aula.

Sendo assim, por meio de uma revisão de literatura, este trabalho tem como objetivo geral evidenciar a interdisciplinaridade da matemática e a música realizada como uma maneira de prática pedagógica, além de ter como objetivo específico conceituar o início da relação da matemática e a música, compreender a importância da Interdisciplinaridade e discutir sobre a interligação entre o ensino pedagógico da matemática e a música. 

  1. A MATEMÁTICA E MÚSICA

Os estudos que estabelecem conexões entre a matemática e a música no espaço da educação são de longa data, pois, desde os tempos antigos, encontramos registros de cientistas que se concentraram nesse conhecimento.

Na cultura ocidental, considerando tudo, acontece na Grécia, na escola pitagórica, o principal registro científico da matemática e da música. Isso ocorreu por volta do século VI aC, por meio do arranjo de uma prática para confirmar as relações entre os trechos musicais e as proporções dos números. Naquela época, a matemática e a música eram importantes para o programa fundamental de estudo. Normalmente, a matemática ocupava um lugar de destaque no currículo grego, criada na escola pitagórica. Isso estava relacionado com a forma como os pitagóricos consideravam os números inteiros, uma razão definitiva para as diferentes características do homem e da matéria. Esse pensamento estimulou uma ampliação dos números e deu um significado extraordinário à investigação de suas propriedades, fechando o círculo no aperfeiçoamento da aritmética, da geometria, da astronomia e ainda da música, consideradas as artes liberais básicas do programa de estudo pitagórico (EVES, 2004)

Nos tempos medievais, um pitagórico chamado Boécio promoveu ao grupo de matérias conhecido e envolveu o nome quadrivium de maneira interessante. Boécio isolou as ciências humanas pitagóricas em dois grandes agrupamentos, o trivium, gramática, lógica e retórica e o quadrivium, aritmética, geometria, música e astronomia. As artes liberais passaram a ser vistas como matéria social importante de um indivíduo cultural. Assim, os estudos sobre a música foram criados no campo das ciências consideradas exatas. (EVES, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com