TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Lajes Nervuradas

Por:   •  27/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

Willer Sandro Moreira Pinas

Atividade Avaliativa Lajes Nervuradas

Minas Gerais  2020

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

Atividade Avaliativa Laje Nervurada

TRABALHO AVALIATIVO WILLER SANDRO

ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE

Professor(a): Ruliam De Oliveira Disciplina: Mecanica Sos Solos II Turma: 8° Periodo

Minas Gerais 2020

Introdução

Nos últimos anos, a engenharia civil fez progressos consideráveis e prevê-se que continue a se desenvolver, razão pela qual novas tecnologias e novos materiais são usados na engenharia civil para melhorar o desempenho da construção e principalmente reduzir custos. A cobrança pelo comportamento estrutural e pelas razões de custo-benefício continua sendo um grande desafio entre os engenheiros estruturais. Portanto, em vista das várias opções estruturais, os engenheiros devem encontrar a melhor solução estrutural dentro da faixa possível, o que pode economizar custos de obra. Atualmente, existem diversos sistemas estruturais que utilizam lajes de concreto armado, como lajes maciças, lajes mistas, etc. Lajes maciças, nervuras com treliça e nervuras com cubas de plástico são as lajes mais comuns na construção, merecendo um estudo mais detalhado para evidenciar as suas vantagens e desvantagens na construção civil.

Objetivo

O objetivo deste trabalho tem a finalidade instruir sobre lajes nervuradas, sua finalidade e definições  como tipos , caracteristicas vantagens e desvantagens em relação a lajes protendidas.

Metodologia

O trabalho atual inclui revisão bibliográfica, pesquisa sobre lajes nervuradas e suas caracteristicas. Entre eles, para a coleta de informações, são utilizados livros, teses, artigos técnicos e científicos, publicações em revistas e normas técnicas.

Características da laje

Assim como o concreto armado, a laje nervurada é uma laje maciça de concreto, mas no caso do concreto armado, a laje tem uma superfície interna lisa que é reforçada por barras de aço totalmente preenchidas com concreto.

Em suma, o aço está na parte inferior porque tem maior tração, enquanto o concreto está na parte superior porque tem melhor resistência ao encolhimento.Uma grande quantidade de concreto torna esse tipo de laje mais pesado e requer mais aproveitamento. material. Nesse caso, uma solução alternativa para tornar a laje de concreto mais leve é ​​a laje nervurada.

Tipos de lajes

Lajes nervuradas com cubas plásticas

Lajes nervuradas com cubas de plasticas são usadas para superar grandes vãos que geralmente são superiores a 08 metros. Segundo a ABNT NBR 6118, o sistema construtivo pode ser definido como nervuras moldadas no local ou pré-moldadas, em que nas nervuras é estabelecida uma área de tração para um momento positivo, entre as quais são colocados os materiais inertes. O sistema de estrutura em laje é constituído por várias vigas, as quais são interligadas por uma bancada de trabalho em secção transversal em T, atuam estaticamente de forma intermédia entre a laje e a grelha. Verifique as especificações do fabricante para que você possa começar a nivelar o piso e depois montar os galhos da caixa plástica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (498 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com