TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Linguagens de Script

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

Linguagens de Script

        

        As linguagens de script são um conjunto de instruções em códigos, mais conhecidas como linguagens de computadores, elas podem ser definidas como uma linguagem de programação que executa várias funções no interior de um software, para os programadores são ferramentas utilizadas para controlar uma determinada aplicação, para configuração ou instalação de sistemas operacionais, ou controlar ações de personagens em jogos.

        Algumas linguagens de programação usadas como script geralmente são: ActionScript, JavaScript, Lua, PHP, Python, ShellScript, Ruby, VBScript, e neste artigo iremos falar um pouquinho mais sobre alguma destas linguagens.

Lua Script

A Linguagem Lua é uma linguagem de programação intensa e leve, criada para complementar aplicações, ou seja, ela foi projetada para ser conectada à programas maiores que precisam ler e executar programas escritos pelos usuários.

A Lua tem uma sintaxe semelhante à de Pascal, mais com construções inovadoras, como funções anônimas, inspiradas no paradigma funcional, e fortes construtores de dados. Linguagem Lua tem sido abrangentemente utilizada na construção de jogos, como por exemplo a empresa CiptSoft utilizou a Lua em “ Tibia” para controlar a lógica do jogo, dando vida e interatividade em cenas.

Agora iremos explicar um pouco da sintaxe de um script bem básico usado no jogo tíbia, que é quando um usuário clica com o botão direito do mouse sobre 100 moedinhas de ouro e elas viram 1 moeda de cristal.

Function onUse(cid,item, fromPosition, itemEx, toPosition)
if item.itemid == 2148 and item.type == 100 then
doRemoveItem(item.uid,1)
doPlayerAddItem(cid, 2152, 1)
else
return FALSE
end
return TRUE
end

Em Português Estruturado ele ficaria assim

Função aoUsar (cid,item,fromPosition,itemEx, toPosition)
Se item.numerodoitem == 2148 E o item.tipo == 100 faça
RemovaItem (item.numerodoitem, 1 )
AdicioneItemAoPlayer(cid, 2152, 1)
senão
não retorne
fim
retorne
fim

Essa parte é a que diz ao servidor que essa função vai se ativar quando o usuário usar o item indicado no actions.xml. No caso é a função aoUsar, ou seja, quando o usuário clicar com o direito nesse item irá acontecer algo. O SE é uma condição, se estiver tudo certo dentro dele ele faz a condição contida no casoo id (numerodoitem) tem que ser 2148 (Gold Coin) e tem que ser do tipo 100 (No caso de itens juntáveis o tipo é a quantidade), faça remova ele e adicione UM item 2152 (platinum coin),Senão ou seja, se o item não for 2148 ou não ter tipo 100, não retorne ao começo do script e finalize.

Java Script

A linguagem Java Script pode ser conectada em diferentes ambientes, não se limitando aos navegadores de Internet. Apesar da semelhança entre os nomes JavaScript e Java, a primeira linguagem não foi derivada da segunda, JavaScript, por ser uma linguagem interpretada, é mais flexível que o Java, dando a liberdade ao programador de não declarar uma variável antes de utilizá-la ou de adicionar novas propriedades e novos métodos a um objeto a qualquer momento. O JavaScript foi criado para que se pudesse inserir em um site certos efeitos típicos do Java, sem que fosse preciso se preocupar com programação propriamente dito e que se tornasse mais leve do que a aplicação de um arquivo Java. Existe a possibilidade de que as duas linguagens se comuniquem por meio da tecnologia LiveConnect.

Executando código JavaScript Pode-se identificar a presença de JavaScript no código de uma página pela presença das tags

Ruby

O Ruby é uma linguagem com um equilíbrio cuidado. O seu criador, uniu partes das suas linguagens favoritas (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp) para formar uma nova linguagem que equilibra a programação funcional com a programação imperativa.

Um objeto em Ruby é declarado com uma atribuição comum:

“class Carro

  @@marcas = [ "Ford", "GM", "Fiat", "VW" ]

End”

Uma variável local é declarada normalmente. Uma variável de instância é declarada com um "@" no nome. Uma variável de classe é declarada com "@@", e uma variável global é declarada com "$". Variáveis que iniciam com uma letra maiúscula são consideradas constantes.

“class A

  @contexto = "classe"

  def initialize

    @contexto = "instância"

  end

  def contexto

    @contexto

  end

  def A.contexto

    @contexto

  end

end

a = A.new

a.contexto  # >> "instância"

A.contexto  # >> "classe"”

Python

        Python é uma linguagem de programação de alto nível, orientada a objetos, funcional, dinâmica e forte, a linguagem foi construída com a intuição de diminuir o esforço de um programador. Privilegia-se a legibilidade do código sobre a velocidade, com uma sintaxe clara e com os recursos poderosos de sua biblioteca padrão com módulos e frameworks desenvolvidos por terceiros.

 Linguagem que suporta paradigmas como o imperativo, funcional e procedural. Assim como C++, Python não força o programador a utilizar um único paradigma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com