TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um script de gerenciamento que contém elementos e abordagens a partir de diferentes pontos de vista analisado de acordo com os textos, frases e artigos de autores

Trabalho acadêmico: Um script de gerenciamento que contém elementos e abordagens a partir de diferentes pontos de vista analisado de acordo com os textos, frases e artigos de autores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 8

1º PASSO:

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho temos como objetivo principal, levar ao leitor a um cenário da Administração que contém elementos e enfoques de diferentes pontos de vista analisados de acordo com os textos, frases e artigos de autores que foram citados nesse estudo acadêmico. Serão colocados os conceitos sobre a matéria Processos Administrativos e o papel do Administrador, assim como suas implicações éticas dando importância ao fato de que Administrar não é somente sentar numa mesa dentro de um quarto fechado e analisar papéis planilhas com dados complexos para se chegar a um determinado objetivo. A Administração está no centro das atenções, todos os setores de atuação tem que utilizar seus conceitos para conseguirem cumprir seus objetivos, cada função desse profissional será abordada teoricamente e na prática para levar ao leitor um entendimento maior sobre essa interessante matéria, fazendo com que ele entenda que Administração não é só teoria chata, se analisarmos bem a situação chegaremos à conclusão que a Administração foi e continua sendo a grande responsável pelo crescimento tecnológico e científico responsável pelo grande desenvolvimento que o homem adquiriu com o passar do tempo. Através de um projeto acadêmico colocaremos todas as funções do Administrador em prática para entendermos o peso de ter uma decisão nas mãos e saber que teremos responsabilidades em decorrência dessas decisões. De uma forma macro esse trabalho terá como base a idéia que a Administração como ciência é a principal ferramenta que faz com que algo dê certo.

1. DIREÇÃO COMO FUNÇÃO GARANTIDORA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

Para entender melhor como funciona o processo de Direção, realizamos uma pesquisa sobre o tema onde são enfatizadas as características dessa função administrativa, o resultado dessa pesquisa teórica explica parte de nosso projeto em um determinado período, onde esses conceitos foram utilizados para o correto andamento dos processos garantindo que nossas metas fossem cumpridas.

Direção é a função administrativa que opera as organizações quando esta executa os planos. O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem, acontecerem. A direção como uma das funções administrativas esta relacionada em colocar as pessoas em ação. É a atribuição gerencial ligado ao exercício da liderança exercendo influencia sobre os funcionários.

A influência pode ser feita de diversas formas – persuadindo, recompensando, punindo ou coagindo –, mas é preferível o uso da persuasão e do convencimento, e o uso da autoridade como ultimo recurso.

A tarefa essencial da administração é criar condições organizacionais e métodos de operações por meio dos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais enquanto guiam seus esforços em direção aos objetivos da empresa, e neste contexto, em todos os níveis, a direção está condicionada a fazer com que as pessoas sejam encorajadas a planejar a própria contribuição para os objetivos empresariais e assumir responsabilidades.

A tradicional Gerencia esta cedendo lugar a uma nova liderança renovada democrática e participativa. Cada pessoa em qualquer nível da organização precisa estar preparada para solucionar problemas conforme eles aparecem, sem a necessidade de recorrer à hierarquia para aprovar suas idéias e sugestões. Diante disto torna-se indispensável que as pessoas aprendam novos hábitos e conceitos para contribuírem com novas idéias e novas soluções e isto depende do trabalho do executivo como líder renovador, impulsionador e facilitador da mudança e do aprendizado

A direção não acontece apenas por vontade própria de cada administrador, ela precisa ajustar-se a cultura da empresa. Os estilos de direção dependem das suposições dos administradores a respeito do comportamento humano dentro das empresas e as pessoas por sua vez são os recursos responsáveis por vivificar os demais recursos empresariais.

A participação é um processo compartilhado entre o administrador e seus subordinados e requer o envolvimento mental e emocional das pessoas. E quando envolvidas e estimuladas estas se tornam desejosa de contribuir, sobretudo quando há um clima de confiança mutua entre as partes.

A ideologia existente no intimo de uma empresa cumpre um papel central na determinação de como será o seu desempenho. A sobrevivência e o crescimento da organização ocorrem na mesma proporção em que ela consegue o ajustamento e a adaptabilidade às mudanças ocorridas nos seus ambientes.

A seguir uma descrição do processo de direção durante o andamento de nosso projeto, e sua relevância para o resultado obtido.

2º PASSO:

2. DIREÇÃO DA AÇÃO EMPRESARIAL

Após a fase de planejamento e Organização, onde colocamos os nossos planos no papel e o desenvolvemos de acordo com a captação de recursos advindos de várias fontes de setores da sociedade local, que os tornaram necessários para colocar o nosso projeto em ação, abordaremos a seguir as etapas da Direção nesse processo contribuindo para o bom andamento de tudo aquilo que foi esboçado anteriormente.

Sabemos que a Direção é a terceira função do Administrador, e tem papel relevante diante desse novo modelo de gestão contemporânea onde a organização é Participativa, ou seja, os resultados tantos bons quanto ruins devem ser divididos entre a equipe.

No nível Institucional de nossa equipe colocamos em prática as nossas competências e habilidades conceituais para dar continuação a nosso projeto, através de conhecimentos prévios a respeito do tema em questão como seminários, entrevistas e pesquisas mais aprofundadas sobre a coleta de lixo, a partir do momento em que tivemos uma Visão Ampla do problema discutido, surgiu então à vontade de contribuirmos de alguma forma para pelo menos resolver parte desse problema que é de ordem cultural de nossa sociedade.

A partir do nosso objeto específico a ser alcançado, utilizamos como base na nossa Administração princípios de teorias contemporâneas como a Teoria Y, facilitando assim a distribuição de responsabilidades de forma mais democrática entre os níveis hierárquicos de nosso grupo no estilo do Empowerment, conceituando o nosso cronograma de modelo achatado, onde é mais fácil delegar tarefas com um nível maior de confiança em nossos colaboradores que contribuíram para a execução de nosso objetivo. Foi utilizado como sistema de gestão para o cumprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com