TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Normas Técnicas

Por:   •  2/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Comenta-se, com frequência, a respeito dos serviços prestados por técnicos envolvendo a manipulação de redes elétricas, por possuírem uma série de riscos e agravantes quanto à integridade física destes profissionais. A presença de uma corrente elétrica no corpo humano pode causar desde efeitos leves até prejuízos graves à vida, muitas vezes irreversíveis. Com isso, surge uma demanda vital para que houvessem medidas de segurança e proteção durante essas atividades, as quais foram implantadas por meio de uma série de normas técnicas responsáveis por determinar e organizar os procedimentos e equipamentos envolvidos nos trabalhos elétricos. No Brasil, o órgão responsável pela criação dessas normas é a ABNT, que elabora as chamadas NBR’s, Normas Técnicas Brasileiras, e neste relatório serão abordadas algumas das regulamentações de segurança em eletricidade.

DESENVOLVIMENTO

Serão abordadas as seguintes normas:

NBR 5410;

NBR 14039;

NBR 5422;

NBR 14136 2012;

NBR 16295.

NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão

Esta norma estabelece as condições que devem estar presentes em instalações elétricas de baixa

tensão, sendo até 1000V em corrente alternada e 1500V em corrente contínua, com o propósito de garantir a qualidade nas instalações, não trazendo riscos para trabalhadores e animais, buscando a uniformidade nos sistemas elétricos. Ela é aplicada para instalações elétricas de casas, prédios, comercial, industrial, agropecuário e etc.

Nesta norma, são abordados pontos como tensão mínima, aterramentos, condutores e os dispositivos de proteção contra choques elétricos por contato indireto, garantindo que haja o seccionamento automático e o desligamento em casos de fuga de corrente com o DR, mecanismos indispensáveis para a segurança dos trabalhadores.

NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0kV a 36,2kV

Esta Norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 k em corrente alternada, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço. Esses níveis de tensão são encontrados em grandes edifícios, parques industriais, shoppings, condomínios fechados, arranha-céus, clubes e etc.

Quanto à segurança, a norma abrange instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica e as definições de barramento blindado, cabos aéreos isolados, autossustentados e não autossustentados, bem como subestações de entrada de energia, transformadoras e unitárias.

NBR 5422 – Projeto de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica

Esta norma fixa as condições básicas para o projeto de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica com tensão máxima, valor eficaz fase-fase acima de 38 kV e não superior a 800 kV, de modo a garantir os níveis mínimos de segurança.

No que se diz à norma, são definidos: vão de vento, vão de peso, reisolamento, reforma e condição de emergência. Tais conceitos são aplicados às redes aéreas de transmissão, visando garantir a estabilidade e uniformidade da corrente transmitida, bem como a integridade dos profissionais operando nestas redes.

NBR 14136 2012 - Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada - Padronização

Esta norma fixa as dimensões de plugues e tomadas de características nominais até 20A/250V em corrente alternada, para uso doméstico e análogo, para a ligação a sistemas de distribuição com tensões nominais compreendidas entre 100 V e 250 V em corrente alternada, sendo aplicada aos plugues e tomadas referenciados na NBR 6147.

A padronização sugerida pela norma sanou o problema dos eletrodomésticos e equipamentos com plugues divergentes dos padrões brasileiros, que incentivavam o uso de variados adaptadores para realizar as conexões, o que representa uma insegurança que pode levar a choques elétricos e sobrecargas nos adaptadores. Dessa forma, foram elaborados dois padrões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com