TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Plasmônica ou Nanoparticula

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução.

As Plasmônica ou Nanoparticula têmatraídoatenção considerável nas últimas décadas, devido aplicações práticas em várias áreas da engenharia, saúde, alimentação etc. Nos dias atuais os cientistas, engenheiros e pesquisadores têm buscado a evolução e desenvolver esse seguimento utilizando os materiais Nano tecnológicos nas mais diversificadas áreas e seguimento da medicina.

Desenvolve se trabalhos com Nanocompósitosde liga de titânio que podem ser usados para aumentar a longevidade e a biocompatibilidade de dispositivos cirúrgicos e próteses.

Atualmente nanotecnologia permite que já se desenvolva pequenos robôs voadores que tem como missão localizar e encontrar alvos em ambientes complexos para fins militares.

Desenvolvimento.

O que são os Nanomateriais?

Podemos definir que os nanomateriais são materiais que tem a dimensão entre 1 e 100 nanometros (nm) mais pequenos que um fio de cabelo podendo ser comparados aos átomos e moléculas originado de sua nomenclatura diminutiva (um nanómetro equivale a dez elevado a menos nove (10^-9 de um metro).

As outras características que podemos citar também são as físicas, químicas essas diferenças incluem as propriedades dos materiais que podem ser desenvolvidos em escalas maiores.

Devido a essas diferenças, os nanomateriais oferecem novas oportunidades interessantes nas áreas como a engenharia, a tecnologia da informação, comunicação, medicina e a farmácia, para referir apenas algumas, essas mesmas características que conferem propriedades únicas aos nanomateriais.

Os nanomateriais são responsáveis pelos seus efeitos na saúde humana e no ambiente criação de órgãos artificiais e implantes com maior afinidade pelo tecido original, através do crescimento de células em arcabouços artificiais de polímeros biodegradáveis.

Essa tecnologia tem como princípio o fato de que células humanas crescidas em superfícies planas não produzem um painel normal de proteínas, enquanto que células crescidas em estruturas tridimensionais, como no seu tecido original, têm uma bioquímica mais próxima da real.

As pesquisas para esse artigo verificaram que já se tem experimentos de implantes de células nervosas crescidas em malhas poliméricas, esse experimento teve como objetivo a reconstrução de uma medula espinha, células ósseas ou de cartilagem para reconstituição de articulações e células hepáticas para construção de fígado para transplante.

Os locais que mais investem em nanotecnologia ainda são os EUA, Europa e Japão, cada região investindo cerca de um bilhão de dólares ao ano, concentrando juntos cerca da metade dos investimentos no mundo. No entanto, países como a Rússia, China, Índia e Brasil têm feito investimentos significativos no setor nos últimos anos, sendo que o governo brasileiro já investiu R$ 140 milhões entre 2001 e 2006 em redes de pesquisa e projetos na área de nanotecnologia.

Aplicações.

Segundo o (INT) Instituto de Nacional de Tecnologia, uma aplicação bem comum da Nanoparticulada é a liga de Titânio-Nióbio para Implante da Coluna Vertebral.

O desenvolvimento de liga Ti-35Nb com porosidade controlada processada por metalurgia do pó para Implante da Coluna Vertebral (fusor intersomático).

(A figura (1) exemplifica em uma análise microscópica a porosidade com fusor intersomático, podemos observar a porosidade na superfície da prótese com material de Titânio e na seqüência o implante realizado na coluna vertebral.

Esses fusores intersomaticos são os conectores de fixações ou de espaçamentos de uma determinada prótese, tem como propriedade principal a nanoparticula em sua construção.

Figura 1:

Fontes- Figuras das www.int.gov.br

Todo esse processo de indução da Nanoporosidade na superfície do titânio tem como objetivo de melhorar a ósseo integração e fixação de implantes cirúrgicos otimizando a biocompatibilidade e ósseo integração dos implantes.

Figura 2: Antes do tratamento.

Fontes- Figuras das www.int.gov.br

Figura 3: Após o tratamentoTitânio poroso com Nanoporosidade

Fontes- Figuras das www.int.gov.br

Outros exemplos de fusores são os dispositivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com