TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões Hidráulica e Pneumática

Por:   •  21/10/2021  •  Ensaio  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

A compressão pode ser entendida como a ação de forçar determinada massa de líquido confinado, em volume cada vez menor. Cite e explique como se compõem o ciclo de um compressor alternativo de simples ação.

Basicamente um compressor de ar comprimido de simples ação trabalha na seguinte sequência:

1º - Aspiração + Filtração do ar;

2º - Compressão do ar;

3º - Resfriamento;

4º - Secagem;

5º - Armazenamento;

6º - Distribuição;

7º - Secagem.

Sabendo que o ar necessita de uma pressão adequada e que este seja livre de impurezas e umidade deve-se escolher bem o compressor a ser utilizado. Qual o tipo de compressor onde ocorre uma associação do processo de compressão interna é subordinado a geometria da máquina bem como a própria natureza do fluido?

Compressor de Parafuso

Os diagramas de circuitos hidráulicos são utilizados para se criar documentações importantes para as instalações de empresas com processos. As formas apresentadas são representativas da relação funcional entre as unidades do sistema.  Apresente a denominação de cada item abaixo conforme a simbologia apresentada

a) Válvula de controle de fluxo;

b) Válvula alternadora (OU);

c) Válvula 5/2 (Cinco vias e duas posições) acionamento por alavanca e retorno por mola;

d) Válvula 5/3 (Cinco vias e três posições) retorno por mola acionamento por solenoide normalmente fechada;

e) Válvula redutora de pressão.

De acordo com os seus conhecimentos sobre circuito pneumático explique com suas palavras o que acontece no circuito ao se utilizar as válvulas 01, 02 e 03 presentes.

Válvula 01 - 3/2 válvula três vias e duas posições, controle manual geral retorno por mola (Sua construção possibilita que ela alterne o fluxo de ar entre dois circuitos, fazendo com que ele encha ou esvazie um pistão pneumático);

Válvula 02 - 3/2 válvula três vias e duas posições, controle por rolete retorno por mola (Seu acionamento é através do esbarro no rolete, ela também possibilitar que alterne o fluxo de ar entre dois circuitos, fazendo com que ele encha ou esvazie um pistão pneumático);

Válvula 03 - 4/2 válvula quatro vias e duas posições (Ela proporciona um movimento de reversão em no cilindro de dupla ação, ou seja no mesmo tempo que ela liberar o ar para o cilindro ela deixar sair pelo outro lado)

Dimensionar a potência de um motor hidráulico para uma carga de 1850 kg, onde se encontra uma polia com diâmetro de 40cm, deslocamento da carga de 35m com um tempo de 25s. Para o rendimento mecânico-hidráulico considerar 0,92 e para rendimento volumétrico considerar 0,95. Adote a constante da gravidade 9,81 m/s².   

M=1850kg

nv=0,92

nmh=0,95

v = s/t = 35m/(25/60)=84m/s

R=0,2m

g=9,81m/s²

Vg=

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Assinale a alternativa referente a válvula que dirige o fluxo da bomba para o circuito da acumulação até que ele tenha alcançado a pressão necessária, fazendo com que a bomba seja aliviada.

Válvula interruptora de pressão pré-operada

Realize uma descrição dos componentes de um sistema hidráulico exemplificando cada um deles e complemente a sua resposta com 02 (duas) vantagens e desvantagens para utilização deste tipo de sistema em uma operação mecânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (688.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com