TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Redes Convergentes

Artigo: As Redes Convergentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 4

As Redes Convergentes – NGcN (Next Generation Converged Network)

Canal Taitell 1 comment

As tecnologias NGcN (Next Generation Convergence Network) ou VoIP (Voice over IP) são, nas telecomunicações, as que mais estão crescendo nos dias de hoje. Seu crescimento está ocorrendo a uma taxa muito mais elevada do que a de crescimento da telefonia móvel. Operadoras, fabricantes, gerentes, engenheiros, analistas e técnicos precisam se adaptar o mais rápido possível nesta tecnologia, mas a curva de aprendizado é bastante íngreme e requer de fato uma estratégia educacional.

Existe a necessidade de estar investindo em treinamentos com o objetivo de dar uma idéia básica da rede NGcN e seus principais componentes e também quais os principais protocolos de sinalização que se utiliza na rede NGcN ou VoIP. Trata-se de um grande desafio, uma vez que é necessário estar explicando todos os protocolos desta rede, técnicas de última geração, como por exemplo, codificação da fala, qualidade de serviços em redes IP, multicast, etc.

Tentaremos neste artigo dar uma idéia básica na definição de NGcN para um melhor entendimento e despertar o interesse dos diversos profissionais envolvidos nesta área a necessidade de estar se especializando nesta tecnologia que tanto está crescendo em nosso mercado.

NGcN: O que é?

O termo NGcN - “Next Generation Convergence Networks - Próxima Geração de Redes Convergentes” é amplo e interpretado diferentemente por vários profissionais envolvidos em negócios de telecomunicações, porém com um consenso comum: “... toda operadora precisa de uma estratégia de próxima geração de redes para sobreviver ...”.

A NGcN é a proposta de evolução das atuais redes de telecomunicações centradas em voz para redes centradas em dados. Algumas definições são descritas nesta seção e as análises mostram qual é o consenso geral para viabilidade de serviços para o cliente com a implementação de facilidades com base na Próxima Geração de Redes Convergentes – NGcN, considerando que:

Todos os envolvidos no processo (provedores de serviços, provedores de conectividade e provedores de conteúdo) estejam de acordo com as mudanças.

Exista interoperabilidade internacional entre diferentes redes para o tráfego de dados e serviços prestados.

Exista facilidade para a incorporação de novas tecnologias e serviços nas redes.

Alguns aspectos relevantes devem ser ponderados pelos diversos segmentos, conforme se apresenta a seguir.

a) Necessidades a partir dos Usuários Finais:

Serviços móveis com ampla cobertura (internacional);

Alta rentabilidade das redes;

Simplicidade na operação de serviços;

Qualidade de serviços (QoS) negociáveis e constantes em SLA’s globais;

Eficientes parcerias para bilhetagem de serviços entre as redes.

b) Necessidades dos Provedores de Serviços:

Serviço de criação de plataformas abertas e rápidas;

Eficiente capacidade de informação dos usuários sobre os serviços disponíveis;

Garantia de QoS das redes no que se refere a: transmissão, atraso, jitter, perda, prazo de reparo, segurança, bilhetagem e disponibilidade;

Capacidade de adaptar os serviços prestados de acordo com a variação de QoS ou limitação de dispositivos e/ou tecnologias de forma a atender o mercado no momento adequado.

c) Provedores de Redes terão necessidades de Real convergência para elevação da produtividade e da eficiência para a redução dos custos.

Pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com