TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes convergentes

Seminário: Redes convergentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Seminário  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Redes Convergentes

As pequenas e médias empresas estão aceitando a idéia de executar serviços de voz e de vídeo em suas redes de dados. Vejamos como voz e vídeo sobre IP (VoIP) afetam uma rede hierárquica.

Equipamento legado

Convergência é o processo de integrar comunicação por voz e vídeo em uma rede de dados. As redes convergentes já existem há algum tempo, mas só eram possíveis em organizações de grande porte por causa dos requisitos de infra-estrutura da rede e do gerenciamento complexo envolvido para que elas funcionassem sem apresentar problemas. Havia custos altos de rede associados à convergência porque um hardware de switch mais caro era obrigatório para suportar os requisitos de largura de banda adicionais. As redes convergentes também exigiam um amplo gerenciamento em relação à Qualidade de Serviço (QoS), porque o tráfego de dados de voz e de vídeo precisava ser classificado e priorizado na rede. Poucas pessoas tinham experiência em redes de voz, vídeo e dados para viabilizar a convergência e torná-la funcional. Além disso, o equipamento legado impede o processo. A figura mostra o switch legado de uma empresa telefônica. A maioria das empresas telefônicas fez a transição para switches digitais. No entanto, como há muitos escritórios que continuam usando telefones analógicos, eles ainda têm os wiring closets dos telefones analógicos existentes. Como os telefones analógicos ainda não foram substituídos, você também verá o equipamento que precisa suportar os sistemas telefônicos legados e PABX, além dos telefones baseados em IP. Esse tipo de equipamento será migrado lentamente para switches telefônicos modernos com base em IP.

Tecnologia avançada

As redes de voz, vídeo e dados convergentes se tornaram mais populares recentemente no mercado de pequenas e médias empresas por conta dos avanços feitos na tecnologia. Agora a convergência é mais fácil de implementar e gerenciar, além de ser mais barata. A figura mostra uma integração entre telefone VoIP e switch apropriada a uma empresa de médio porte entre 250 e 400 funcionários. A figura também mostra um switch Cisco Catalyst Express 500 e um telefone Cisco 7906G apropriados a empresas de médio porte. Essa tecnologia VoIP só costumava ser acessível a empresas e governos.

Migrar para uma rede convergente pode ser uma decisão difícil caso a empresa já tenha investido em redes de voz, vídeo e dados separadas. É difícil abandonar um investimento que continua funcionando, mas há várias vantagens na convergência de voz, vídeo e dados em uma única infra-estrutura de rede.

Um benefício de uma rede convergente é que existe apenas uma rede para gerenciar. Com redes de voz, vídeo e dados separadas, as alterações feitas na rede precisam ser coordenadas através da rede. Também há custos adicionais resultantes de usar três conjuntos de cabeamento de rede. Usar uma única rede significa que você precisa gerenciar apenas uma infra-estrutura cabeada.

Outro benefício são os custos mais baixos de implementação e de gerenciamento. É mais barato implementar uma única infra-estrutura de rede do que três infra-estruturas de rede distintas. Gerenciar uma única rede também é mais barato. Tradicionalmente, se uma empresa tiver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com