TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Redes Convergentes

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 8

1- Considerando protocolos para suporte a aplicações multimedia, responda as questões abaixo: a) O que o protocolo RTP acrescenta em termos de funcionalidades ao protocolo UDP no transporte de mídias em tempo real ?

R= Complementa o UDP com, principalmente, as facilidades de time stamp e sequence number:

 b) Que tipo de informação o protocolo RTCP pode transportar na direção do transmissor sobre a qualidade da entrega dos dados no receptor? R= O RTCP provê um retorno (feedback) da qualidade do serviço (QoS – Quality of Service) da distribuição de dados. Tal distribuição é parte do protocolo de transporte RTP e está relacionado com o controle de fluxo e congestionamento de outros protocolos de transporte.

c) Qual é o relacionamento entre os protocolos RTP e RSVP. Qual é o papel de cada um dos protocolos em uma transferência de mídia em tempo real?

R= O RTCP é um protocolo de controle associado ao RTP que mede o desempenho. Por outro lado, ele não oferece garantias. Por isso, é preciso empregar um protocolo de reserva do tipo RSVP ou garantir que as relações de comunicações utilizadas são dimensionadas corretamente em relação ao uso que é feita. O principal papel do RTP é a de aplicar números de sequência de pacotes IP para reconstituir as informações de voz ou de vídeo, mesmo que a rede subjacente altere a ordem dos pacotes. O RTP permite identificar o tipo de informação transportada, acrescentar indicadores temporais e números de sequência à informação transportada e controlar a chegada ao destino dos pacotes. Já o RSVP tem com papel requisitar uma qualidade de serviço específica da rede. O protocolo atua tanto em máquinas do usuário quanto em roteadores, responsabilizando-se, nesse caso, a estabelecer e manter as condições para o serviço requisitado.   d) Faça uma comparação entre a operação de um controle remoto de um DVD player e do protocolo RTSP.

R=Permite a interação cliente-servidor manipulando a execução do arquivo de forma semelhante a um controle remoto sobre um reprodutor de mídia gravada (CD/DVD player) Como PAUSE, FF, REW.

 2- Considerando encapsulamento de serviços na pinha TCP/IP, responda as questões abaixo:

  1. Qual é o tamanho somado dos headers no encapsulamento TCP, IP, Frame Relay?

R= 24

b) Supondo o serviço de VoIP, quantos bytes são usados nos headers para transportar a voz em uma LAN?

R= 40 bytes

c) Em termos de consumo de bytes, qual é o protocolo de L2 mais adequado ao baixo consumo de banda na rede IP?

R= Frame Relay

3 Considerando características dos serviços, responda as questões abaixo:

Quais características diferem os serviços de vídeo conferência e vídeo streaming (tipo vídeos do Youtube)?

R= Videoconferência:

Serviço web com finalidade de suprir as necessidades de comunicação remota, entre vários participantes, com recursos de áudio, vídeo e colaboração de dados. Possui recursos que possibilitam interação entre os participantes, permitindo a troca de informações e agilidade na comunicação, como: compartilhamento de aplicações, navegação assistida, transferência e edição de documentos

Streaming:

Distribuição de informação multimídia via internet. Ao acessar um conteúdo através de uma rede, é necessário esperar pela transferência total do arquivo requisitado antes de poder visualizá-lo. Com Streaming, é possível ver ou ouvir o conteúdo, sem ter que esperar o download total do arquivo. Em muitas situações, o download leva muito tempo, o que pode disperçar a atenção e audiência pelo conteúdo.

b) Para o serviço de Voz sobre IP (VoIP) que tipo de características devem estar disponíveis em uma rede IP?

R= A rede ip tem que dar suporte ao RTP sobre UDP (serviço de transporte de dados sem conexão) nativo do protocolo IP, para tomar proveito de seus serviços de multiplexação e checksum. Para a implementação de VoIP em redes de longa distância ( Wide Área Networks – WAN’s ) duas abordagem de QoS podem ser adotadas: Serviços Diferenciados ( DiffServ) e Serviços Integrados (IntServ).

c) Que tipo de tráfego pode ser considerado tráfego de baixa prioridade para uma empresa cujo negócio é baseado em e-

commerce (através da Internet) sem televendas (contato por voz) ?

R= Voip

4-Considerando identificação e correção de tráfego, responda as questões abaixo:

a)O que é uma ACL(Access Control Lists ou lista de controle de acesso)?

R= ACL é uma seqüência de instruções que permitem ou negam acesso a determinada rede ou recursos disponíveis noutras redes.

b) Quais parâmetros podem ser usados para identificar o tráfego?

R= Qualidade de Serviços (QoS)

c) Qual é a relação das ACL com a qualidade de serviço na rede?

R=Uma ACL é uma lista sequencial de instruções de permissão ou negação que se aplicam a endereços ou protocolos de camada superior. As ACLs fornecem uma forma eficiente de controlar o tráfego dentro e fora da sua rede. Você pode configurar as ACLs para todos os protocolos de rede roteados. A razão mais importante para configurar as ACLs é fornecer segurança para a sua rede e utiliza-las para outro paramentros ( QoS, validação de tráfego, etc ).

5 Considerando protocolos de sinalização H.323, SIP e MGCP, responda as questões abaixo:

a) Para que servem os protocolos H.323, SIP e MGCP?

R= H.323 é parte de uma família de padrões H.32X que servem para videoconferência sobre vários tipos de rede.

SIP: Serve para Suportar troca de capacidades entre terminais de usuários , suporta mobilidade dos usuários através de proxies e redirecionamento de chamadas – Redirect e fork- além de também dar estrutura para Conferências multicast e autenticação dos usuários.

MGCP : Serve  para controlar as chamadas nos gateways do sistema VoIP. O MGCP implementa uma interface de controle usando um conjunto de transações do tipo comando/resposta que criam, controlam e auditam as chamadas. Estas mensagens usam como suporte os pacotes UDP da rede IP, e são trocadas para o estabelecimento, acompanhamento e finalização das ligações. O MGCP tem como finalidade principal a simplificação do uso da tecnologia VoIP, eliminando a necessidade de terminais complexos para a telefonia IP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com