TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Taxas de Juros no Brasil

Por:   •  5/3/2017  •  Artigo  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Taxas de juros no Brasil

Uma das grandes preocupações das empresas brasileiras é com o alto nível das taxas de juros de mercado, que pode até inviabilizar a atratividade econômica de alguns investimentos. Efetivamente, desde o início da década de 1980, os negócios empresariais no Brasil têm-se desenvolvido em ambiente de elevado custo do dinheiro, situando-se com certa frequência em percentual bem acima do retorno geralmente oferecido pelos ativos. Essa situação determinou, ao longo do tempo, um forte desestímulo econômico no uso de capital de terceiros para lastrear as decisões de investimentos das empresas brasileiras, reduzindo sua capacidade de alavancagem financeira e, em consequência, sua competitividade.

Nessas condições de elevadas taxas de juros reais praticadas em nossa economia, as empresas adotam, em determinados momentos, uma postura mais conservadora em relação a suas decisões financeiras, atribuindo principalmente maior prioridade à capitalização. Esse posicionamento determina, geralmente, uma atitude mais lenta em relação aos investimentos empresariais, elevando seu risco de perda de competitividade em mercados mais abertos e globalizados.

Para uma melhor avaliação do algo grau de capitalização das empresas brasileiras nestas duas últimas décadas, verifica-se que o índice médio de endividamento das nossas companhias de capital aberto (passivo/patrimônio líquido) vem registrando uma medida de 0,55 nos últimos anos. Este quociente equivale a um ativo total financiado em 65% por capital próprio e 35% por recursos de terceiros. Padrões de endividamento em economias mais desenvolvidas elevam esse índice para 1,50, marca perto de três vezes maior que a registrada por nossas empresas.

É importante que se registre, ainda, que essa marca de segurança estabelecida pela maior presença de capital próprio na estrutura de capital das empresas brasileiras não se origina necessariamente no mérito de uma gestão mais eficiente dos negócios, principalmente em termos de caixa. Em verdade, a alternativa de capitalização nessas condições econômicas está vinculada preferencialmente à sobrevivência financeira e econômica de nossas empresas, pois não é normal deparar-se com negócios no mercado com fôlego financeiro de remunerar as altas taxas de juros que se estabeleceram na economia brasileira nestas décadas.

Assaf e Lima, Curso de Administração Financeira, 2009, p. 500.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com