TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxas de juros Brasil

Por:   •  6/2/2017  •  Artigo  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

A taxa de juros é uma variável que precisa ser conhecida por toda a população e, principalmente, pelos gestores de empresas, pois ela é fundamental no processo de tomadas de decisões, como a verificação de mercados eficientes, elaboração de orçamentos, gestão de risco, investimentos em novos negócios, determinação dos preços de ativos financeiros dentre outras aplicações.

Existe, no Brasil, uma gama de instituições financeiras que oferecem produtos bancários, os quais possuem as mais variadas taxas tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Dentre as linhas de crédito disponíveis no mercado, destacam-se: cheque especial, crédito pessoal, crédito consignado e crédito para aquisição de veículos.

As taxas nas instituições financeiras, no entanto, não são apenas para o lucro das instituições na forma de linha de crédito, elas também atuam como rendimento para o cliente em produtos tais como caderneta de poupança e títulos de capitalização.

Diante de tantas taxas existentes, o Banco Central (BC) controla as que são relacionadas a juros do mercado de reservas bancárias. É nesse mercado especificamente que o BC pratica a política monetária e influencia as demais taxas da economia brasileira.

O presente artigo busca mostrar, de forma geral, as taxas praticadas em produtos bancários, verificando suas evoluções e comparando as variações ocorridas entre as instituições através de estatística descritiva, conforme disponibilização dos dados em sítios eletrônicos.

INTRODUÇÃO

As taxas de juros são discutidas em todo o mundo sob o aspecto político-econômico, pois representam o grau de desenvolvimento de um país, a estabilidade ou instabilidade de sua atividade econômica, trazendo ou não investimentos de capitais externos. O índice das taxas de juros controla a moeda circulante em um país, ora tirando o dinheiro do mercado incentivando a poupança, ora desestimulando o ganho de capital sem esforço, chamando o empresário a investir no trabalho onde terá maior rentabilidade.

É relevante a discussão deste tema, uma vez que os juros praticados atualmente no Brasil são altíssimos, especialmente os praticados pelas instituições financeiras. Ainda porque a formação do spread bancário no Brasil vem sendo um dos mais polêmicos temas em nosso sistema econômico, político e financeiro.

Os bancos são instituições financeiras, e podem ser classificados como Bancos de Investimento, Bancos Comerciais, Bancos Múltiplos.. Enfim, uma enorme gama de classificações. Independentemente da classificação a função primordial de um banco é a intermediação da transferência de recursos entre os agentes superavitários (investidores) e os agentes deficitários (tomadores de recursos ou empréstimos). Para tornar possível esta operação os bancos pagam juros aos investidores e cobram juros dos tomadores de recursos, nesta operação, entretanto os juros pagos aos investidores são menores que os juros cobrados dos tomadores de empréstimo originando assim o lucro bancário, conhecido também como Spread Bancário.

1 COMO A TAXA DE JURO INFLUENCIA A ECONOMIA BRASILEIRA

A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia. Se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Esse aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender um consumo maior.

Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento (que ficam mais caros), a economia desacelera e evita-se que os preços subam, ou seja, que haja inflação. Com a redução da taxa básica de juros (Selic), o BC também diminui a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública. Assim, começa a "sobrar" um pouco mais de dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham retorno maior que o pago pelo governo. Se a taxa sobe, ocorre o inverso.

1.1 SELIC

Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, criado em 1979 pelo Banco Central e pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) para tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos. A Selic é um sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras,  assegurando maior controle sobre as reservas bancárias.

Hoje, a Selic identifica também a taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos. A Selic é considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos e, por isso, tem influência sobre os juros de toda a economia do país.

1.2 COPOM

O Comitê de Política Monetária (Copom) foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros. A criação do Comitê buscou proporcionar maior transparência e ritual adequado ao processo decisório, a exemplo do que já era adotado pelo Federal Open Market Committee (FOMC) do banco central dos Estados Unidos e pelo Central Bank Council, do banco central da Alemanha. Em junho de 1998, o Banco da Inglaterra também instituiu o seu Monetary Policy Committee (MPC), assim como o Banco Central Europeu, desde a criação da moeda única em janeiro de 1999. Atualmente, uma vasta gama de autoridades monetárias em todo o mundo adota prática semelhante, facilitando o processo decisório, a transparência e a comunicação com o público em geral.

Gráfico 1:

Taxa básica de Juros – Selic – Copom / Taxa Média Anual (%) – BRASIL – 1996 a 2014

[pic 1]

Fonte: Banco Central do Brasil – BCB – Sistema de metas para a Inflação

3 PRODUTOS BANCÁRIOS

Um banco é uma instituição pertencente ao Sistema Financeiro Nacional, regulado pelo BACEN e que cumpre as seguintes funções:

• Rentabiliza as economias e poupanças das pessoas e empresas através do pagamento de juros;

• Financia o consumo e o investimento das pessoas e empresas cobrando para isso juros e comissões;

• Realiza serviços de pagamentos e recebimentos também para seus clientes pessoa física ou jurídica e para isso cobra tarifas;

Em linguagem comum, a conta bancária é quando um indivíduo deposita dinheiro em alguma agência bancária ou instituição financeira (banco). O indivíduo se torna o titular de uma conta bancária ou conta corrente. Mas as contas possuem inúmeras finalidades e registram diversas outras operações como empréstimos, linha de crédito, controle de recursos governamentais, etc. Como o titular do dinheiro dá a posse ao banco, imediatamente a instituição financeira passa a utilizar seu dinheiro em suas próprias operações, ou então os repassa compulsoriamente para o Banco Central. Os principais produtos bancários são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (242.3 Kb)   docx (73.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com