TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnicas Construtivas

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 6

A Implantaç[pic 1]ão de um canteiro de obras sustentável sob a ótica da saúde a segurança do trabalhador.

Aline Santos

Hebert

Ivana Sodré

Silas Nascimento

Trabalho referente a disciplina Técnicas Construtivas, ministrada pelo professor Lúcio Mangieri.

Salvador

   2015

  1. Introdução

Na engenharia e na arquitetura, a construção é a execução do projeto previamente elaborado, como por exemplo uma edificação. E obras de maior porte destinadas a infraestrutura como pontesviadutos ou túneis. É a execução de todas as etapas do projeto desde a fundação ao acabamento. Consistem em construir o que consta em projeto, respeitando as técnicas construtivas e as normas técnicas vigentes.

É um dos setores do mercado produtivo que se faz presente em todos os locais. É, portanto, de grande abrangência e diversificações em suas atividades, por isso tem apresentando um grande crescimento. Mas sabemos que houve um retardamento desse crescimento, devido à crise atual verificamos uma diminuição no ramo construtivo. Essa preocupação com o mercado da construção civil volta à tona para a maioria dos trabalhadores e empresários do setor.

Segundo pesquisas, acompanhando telejornais, acredita-se que, no Brasil, o desenvolvimento da construção civil se baseia em alguns pilares do setor privado. Então, é possível que o mercado fique mais sensível à renda, ou seja, ele vai depender da disponibilidade de financiamento, do aumento de renda e do número das famílias e da mobilidade no território.

Portanto, em 2015, a tendência é de que o setor não tenha um crescimento tão grande como teve nos anos anteriores. Através de estimativa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), o crescimento no setor deve ficar próximo de zero. A expectativa tem como base a fase de ajuste do mercado imobiliário, o menor crescimento da renda do consumo das famílias e o encarecimento do crédito.

  1. Objetivo

Este trabalho tem por objetivo discutir aspectos para melhoria no setor construtivo de forma a conter importantes observações sobre Canteiro de Obras sustentável numa visão benéfica para o trabalhador.

3.0 Desenvolvimento

A construção civil é considerada uma atividade de grande relevância para o desenvolvimento social e econômico, por gerar muitos empregos. Entretanto, é conhecida também pelo alto poder de provocar danos ambientais, devido ao grande volume de resíduos, de entulhos que os canteiros demandam e pela forma que as construções são feitas. Por isso mesmo, o novo desafio encarado pelo setor está focado na mudança dessa condição e na minimização dos impactos causados pela construção.

Assim, uma nova forma de construção civil mais sustentável veio agregar uma solução para esses dilemas e deu origem aos edifícios verdes. Construções planejadas e executadas, desde o início, com a preocupação maior de minimizar os impactos ambientais e fazer com que os imóveis atinjam um patamar de conforto elevado sem que, para isso, tenham que prejudicar o ambiente em que estejam inseridos.

Vemos atualmente uma conscientização por parte dos engenheiros, construtoras e terceirizadas com relação a esses impactos. Sendo que, antes de tudo deve-se pensar num canteiro de obras que também responda a essas mudanças. Seja qual for a natureza dos impactos, devemos conhecer suas causas, consequências e intensidade, para então priorizá-los de acordo com a especificidade da obra, já que não se pode agir em tudo. Priorizando então os impactos que devem ser minimizados ou eliminados, pode-se então decidir quais medidas gerenciais, recursos e tecnologias deverão ser empregados para tal.

Para compor as observações, devemos primeiramente dispor de um canteiro de obras já com essa realidade para que todas as etapas de construção sejam mantidas no mesmo padrão. Portanto, inicialmente deve-se obter todas as informações do projeto, como exemplo, localização, trânsito próximo, solo, vizinhança, dentre outros aspectos relevantes para que o canteiro seja racional, funcional e devidamente estruturado.

O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logística das instalações provisórias, instalações de segurança, sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O processo de planejamento do canteiro visa a obter a melhor utilização do espaço físico disponível, de forma a possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, principalmente através da minimização das movimentações de materiais, componentes e mão-de-obra.

3.1 Instalações do Canteiro de Obras

Embora provisório, é fundamental que o dimensionamento e a distribuição de equipamentos sejam planejados para que o trabalho aconteça de forma contínua.

A qualidade da obra depende de uma boa infraestrutura do canteiro, visando um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores se sentirem motivados e daí gerar um local profissional favorável a todos, garantindo assim uma construção bem-sucedida.

A estrutura do canteiro depende do tipo de obra, como por exemplo, tamanho da obra, localização da obra, quantidade de profissionais, dentre outros aspectos. Mas podemos definir alguns elementos que fazem parte da estruturação da maior parte dos canteiros, sendo esses:

Áreas operacionais: portaria, escritório, almoxarifado, depósitos dos diferentes materiais, central de concreto, central de argamassa, central de armação, central de fôrmas, central de montagem de instalações e esquadrias, central de pré-moldados.

Áreas de vivência: vestiário, instalações sanitárias, alojamento*, refeitório, cozinha (se houver preparo de alimentos), lavanderia*, área de lazer*, ambulatório (frentes de trabalho com 50 ou mais operários).

O cumprimento do disposto dos itens com (*) é obrigatório nos canteiros onde houver trabalhadores alojados. É importante garantir que as áreas de vivência sejam mantidas em ótimo estado de conservação, higiene e limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com