TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendencias E Os Beneficios Dos Sistemas De Informação Para Administração

Monografias: As Tendencias E Os Beneficios Dos Sistemas De Informação Para Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 7

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

OTÁVIO LUÍS SILVA DA PAIXÃO

AS TENDÊNCIAS E OS BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO

São Luís

2010

OTÁVIO LUÍS SILVA DA PAIXÃO

AS TENDÊNCIAS E OS BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO

Paper apresentado aos prof° Fernando Antonio Guterres Santos e Maria do Rosário Guimarães Almeida do Curso Sistemas de Informação para obtenção parcial da 2° avaliação do 2° período das disciplinas Administração e Metodologia Cientifica da UNDB.

São Luís

2010

AS TENDÊNCIAS E OS BENEFÍCIOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ADMINISTRAÇÃO

Otávio Paixão ¹

RESUMO

A importância dos sistemas de informação dentro das organizações. Destaca-se a importância da relação entre sistemas e organização. Apresenta-se alguns tipos de sistemas e como eles estão integrados na estrutura das empresas, qual a importância das redes de comunicação e a segurança destas contra possíveis ataques. Expõe o quanto é importante e complexo para a organização um planejamento ao implantar um sistema de informação. Conclui-se mostrando o beneficio dos sistemas de informação para a organização.

Palavras-chave: Sistemas de informação. Organização. Planejamento.

ABSTRACT

The work shows the importance of information systems within organizations. The study highlights the importance of the interface between systems and organization. Itpresents some types of systems and how they esto integrated into the structure of enterprises, of which the importance of these safety nets comunicaoea possveis against attacks. Experiences as important and complex for an organization planning to deploy a system of information. And it appears showing the benefit of information systems for the organization.

Keywords: Information Systems. Organization. Planning.

1 INTRODUÇÃO

Na década de 1950 o biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar chamada de Teoria Geral dos Sistemas (TGS) para superar os problemas exclusivos de cada ciência.

_______

A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. (CHIAVENATO, 2003, p. 410)

Não se pode administrar uma organização sem ter noções de sistemas. Na administração de uma organização a informação é tudo, mas para que se tenha uma boa informação é fundamental existir um conjunto de características para que esse importante instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Mostrar a importância da implantação de Sistemas de Informação em uma organização é fundamental para que seus administradores coloquem em prática tudo aquilo que realmente precisam de um sistema.

Os sistemas de informação são definidos como um conjunto de componentes relacionados entre se, que coletam, processam e distribuem informações nos ajudando na tomada de decisões.

Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentesinter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. (LAUDON; LAUDON, J.,2004, P.7)

2 ATIVIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Existem três atividades dos sistemas de informação que dão suporte necessário a organização no processo de tomada de decisão. Estas atividades são: a entrada, o processamento e a saída.

A entrada é captação de elementos (dados brutos) que entram no sistema para serem processados. O processamento converte os dados coletados em uma forma mais simples de serem compreendidas. A saída envolve a transferência da informação processada às pessoas que a usarão, em geral na forma de documentos e relatórios. Os sistemas de informação também precisam de um feedback, que é a saída que retorna aos membros da organização para corrigir os dados de entrada ou processamento.

3 VISÃO DA EMPRESA SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Para as empresas, os sistemas de informação é uma solução que abrange um entendimento das dimensões organizacionais e administrativas dos sistemas baseados na tecnologia da informação. Sem este suporte dos sistemas seria muito difícil para os administradores de uma organização coordenar todas as transações de seus negócios.

A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. (CHIAVENATO, 2003, p. 410)

4 AS ORGANIZAÇÕES

Adotando uma mais realista, pode-se dizer que organização é umacoleção de direitos, obrigações e responsabilidades que se equilibram durante um período de tempo, mediante conflitos e resolução de conflitos. (LAUDON; LAUDON, J.,2004)

Organização não é só uma estrutura física, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com