TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E SISTEMAS ERP - CARACTERÍSTICAS, BENEFÍCIOS E PROBLEMAS ENCONTRADOS NA IMPLANTAÇÃO DESSES SOFTWARES EM PEQUENAS EMPRESAS.

Casos: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL E SISTEMAS ERP - CARACTERÍSTICAS, BENEFÍCIOS E PROBLEMAS ENCONTRADOS NA IMPLANTAÇÃO DESSES SOFTWARES EM PEQUENAS EMPRESAS.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  9.385 Palavras (38 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 38

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. A ADMINISTRAÇÃO EM EMPRESAS FAMILIARES

1.1 Características das micro e pequenas empresas

1.2 Características das empresas familiares

1.3 Vantagens e desvantagens das empresas familiares

2. O QUE SÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO EMPRESARIAL

2.1 Características dos Sistemas ERP

2.2 Histórico

2.3 Ciclo de Vida

2.3.1 Decisão e seleção

2.3.2 Implementação

2.3.3 Utilização

3. O CENÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS ERP

3.1 Estratégias de implantação dos sistemas ERP

3.2 Definição de objetivos e projeto de implantação

3.3 Análise das etapas e fatores de sucesso na implantação do sistema ERP

3.4 Resultados esperados com a adoção de um sistema ERP

4. INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS E INFORMAÇÕES GERENCIAIS

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES

5.1 Considerações finais

5.2 Recomendações para futuras pesquisas

6. REFERENCIAS

INTRODUÇÃO

No inicio dos anos 90, os sistemas passaram a ser largamente utilizado pelas empresas, nessa época, eram extremamente caros, viáveis somente para empresas de grande porte.

No transcorrer dessa década, as grandes corporações fizeram suas escolhas sobre os sistemas a serem adquiridos e implantados, saturando assim o mercado das grandes empresas e reduzindo as possibilidades de negócio para os fornecedores de ERPs nesse segmento empresarial (Corrêa, 1998).

Diante deste contexto, as empresas fornecedoras de sistemas ERP lançaram estratégias para competir no mercado das pequenas e médias empresas, que ficaram submetidas à intensa campanha mercadológica e, muitas vezes, sem referencial para avaliar a aquisição.

Na sua concepção fundamental, o ERP é um sistema aplicativo que serve como uma infra-estrutura básica backbone (“espinha dorsal”, um meio de transferência de dados em alta velocidade e alta capacidade) para toda a empresa.

Ele integra processos de gerenciamento e de negócios, proporcionando uma visão global da organização (SILVA & PESSÔA, 1999).

De maneira geral, os sistemas ERP apresentam potencial para causar significativos impactos positivos nas empresas.

Um dos grandes atrativos para a adoção dos ERP é a possibilidade das pequenas empresas integrarem e padronizarem as informações de diferentes unidades geograficamente dispersa cada qual atendida por um sistema de informações específico.

Permite ainda que haja padronização dos sistemas das diferentes áreas da empresa (DAVENPORT, 1998).

Buckout et al. (1999), apresentam o ERP como um software de planejamento, mas sabe-se que ele não se limita a isso, e os próprios autores expandem essa definição ao mencionarem que ele integra as diferentes áreas da empresa, criando operações mais eficientes, permitindo a comunicação entre as áreas, fornecendo informações detalhadas e possibilitando, assim, o controle das funções por ele suportadas.

Essa nova realidade provoca uma reorganização intensa na sociedade, gerando modificações nas organizações.

Com a utilização dos ERPs, as organizações utilizam as informações sobre os clientes, gostos e preferências, aliando-os aos seus produtos.

A implantação de sistemas ERP traz consigo a base sobre a quais outras iniciativas foram ou estão sendo desenvolvidas, tais como o Costumer Relationship Management (CRM), o Supply Chain Management (SCM) e os sistemas de apoio à decisão Business Intelligence (BI).

O presente artigo visa entender quais os problemas encontrados na implantação desses softwares utilizados na tomada de decisão nas pequenas empresas.

As hipóteses analisadas são as seguintes: Em empresas familiares onde à administração é feita da forma tradicional sem utilização de hardwares e softwares; existe dificuldades m integrar as áreas da empresa; os usuários têm aversão ao uso de computadores e encontram dificuldades em aprender e utilizar o sistema.

A necessidade cada vez mais de se ter a informação mais precisa e rápida para tomada de decisão, leva as empresas a necessitarem de sistemas que possam auxiliar os empresários a entender melhor o mercado, analisarem suas tendências para que a tomada de decisão seja a mais favorável possível para o crescimento de suas empresas. Os empresários que não tiverem essa visão tendem a perder mercado e conseqüentemente falirem.

A metodologia utilizada será realizada com base em pesquisas bibliográficas, acessos a artigos elaborados para a Internet e artigos de revistas especializadas, disponíveis ao público em geral.

Este artigo tem por objetivo identificar quais características desses sistemas, os benefícios e ganhos que a utilização dos mesmos traz, e os problemas encontrados na implantação e adaptação pelas pequenas empresas, as dificuldades de implantação dos sistemas ERP nas pequenas empresas, analisar os benefícios que esse tipo de sistema, integrado com outros proporciona ao administrador.

1. A ADMINISTRAÇÃO EM EMPRESAS FAMILIARES

Empresa Familiar é aquela influenciada por uma família ou por uma relação familiar (Leach 1998).

Embora desconhecido ignorado, e longe de ser uma organização retrógrada, a empresa familiar, em suas diversas formas administrativas tanto tradicionais, híbrida ou até mesmo a de influência familiar, apresenta grande participação e importância frente ao quadro empresarial.

Nesse sentido, quando se consulta a literatura especializada, percebe-se, por exemplo, de acordo com Lethbridge (1997), que em nível mundial, empresas controladas e administradas por familiares são responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com