TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das últimas tendências no uso de sistemas de planejamento de produção com capacidade finita, com uma breve descrição dos sistemas comercialmente disponíveis no Brasil e critérios de seleção alinhados para esses sistemas de empresas

Seminário: Análise das últimas tendências no uso de sistemas de planejamento de produção com capacidade finita, com uma breve descrição dos sistemas comercialmente disponíveis no Brasil e critérios de seleção alinhados para esses sistemas de empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  Seminário  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 2

Contudo para a efetiva execução do PCP é necessário conhecer a complexidade e a natureza da atividade produtiva. O grau de padronização dos produtos, o tipo de operação e processos necessários, a natureza do produto e até mesmo as políticas e diretrizes adotadas pela empresa são fatores determinantes para se determinas as atividades do PCP. Ou seja, empresa com missões corporativas diferentes tendem a possuir atividades de PCP bastantes discrepantes entre si.

Ainda de acordo com o artigo há seis passos que envolvem a atividade de planejamento e controle da produção: definir as características da qualidade(funcionalidade adequada, aparência, confiabilidade, durabilidade etc.); decidir como medir cada uma destas características; estabelecer padrões de qualidade para cada característica; controlar a qualidade contra esses padrões; encontrar a causa corretada qualidade pobre; e, continuar a fazer melhoramentos.

Enfim, o planejamento e controle da produção são, instrumentos de grande importância para as administrações pois os planos orientarão a produção e o controle permitirá que os mesmos sejam implementados de forma eficiente na prática pelas empresas.

Etapa 2:

Relatório: dados e conceitos relevantes – Sistemas de programação da produção com capacidade finita: uma decisão estratégica?

Este artigo analisou a recente tendência do uso de sistemas de programação da produção com capacidade finita, fazendo uma breve descrição dos sistemas comercialmente disponíveis no Brasil e alinhava critérios para seleção destes sistemas pelas empresas.

A decisão sobre a adoção de um sistema de PPCP deve considerar a multiplicidade de soluções hoje possíveis, assim como a adequação destas ao ambiente particular de cada empresa.

De acordo com o artigo na pratica as decisões envolvendo a escolha e implantação de sistemas de PPCP têm ocorrido nas empresas, em muitos casos, segundo uma lógica que pode ser caracterizada como induzidas por promessas de panacéias, em detrimento da escolha de um sistema que melhor suporte a estratégia competitiva da empresa

Os sistemas de programação da produção objetivam apoiar as decisões de o que, quanto, quando e onde produzir e o que, quanto e quando comprar.

O desempenho do sistema de PPCP, por outro lado, impacta diretamente o desempenho da

manufatura, caracterizado pelos seguintes objetivos de desempenho: custo, qualidade, velocidade, pontualidade, flexibilidade.

As decisões do sistema de PPCP ocorrem em diferentes horizontes de tempo e períodos de replanejamento, bem como consideram diferentes níveis de agregação da informação. Estas decisões podem ser classificadas em três níveis - planejamento de longo, médio e curto prazo - e controle.

A programação da produção aborda o planejamento de curto prazo. Basicamente, a

programação da produção consiste em decidir quais atividades produtivas (ou ordens de trabalho)

devem ser realizadas, quando (momento de início ou prioridade na fila) e com quais recursos

(matérias-primas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com