TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As chances de recuperação e reciclagem de resíduos de construção, suas aplicações e possibilidades de uso, com a crescente importância de reduzir os custos de aterros sanitários e usar os recursos utilizados na construção

Artigo: As chances de recuperação e reciclagem de resíduos de construção, suas aplicações e possibilidades de uso, com a crescente importância de reduzir os custos de aterros sanitários e usar os recursos utilizados na construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Com o aumento populacional nas áreas urbanas, a quantidade de resíduos gerados pelo setor da construção civil tomou grande preocupação devido à falta de espaço adequado para seu descarte, causando degradação ao meio ambiente.

No Brasil, a preocupação com os resíduos da construção civil e demolição (RCD) é recente, mas já conta com fortes pesquisas nas universidades. Estudos de grupo criados pela Câmara Ambiental da Construção Civil do Estado de São Paulo e a CETESB (JOHN, ) já apontam várias alternativas para orientação na redução da geração de resíduos nos canteiros de obras, recuperação e reciclagem de RCD, bem como tecnologias de reciclagem.

Nosso propósito é apresentar os destinos dos RCD, as possibilidades de recuperação e reciclagem, suas aplicações e a viabilidade de utilização, devido à crescente importância de se reduzir gastos com aterros e reaproveitar os recursos utilizados nas construções.

1 RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL.

No setor da construção civil, praticamente todas as atividades geram resíduos provenientes do mau aproveitamento dos materiais durante as obras e de demolições para reformas. Também chamados de entulhos, esses RCD respondem por uma significativa parcela dos resíduos sólidos municipais. Gerenciá-los, numa grande cidade, é muito oneroso e difícil, e a tendência é que estas dificuldades aumentem na mesma proporção do volume gerado. Velhos aterros de inertes estão sendo rapidamente preenchidos e locais para a implantação de novos estão se tornando cada vez mais escassos e afastados das cidades.

Estima-se que na construção de um metro quadrado de edifício se gasta em torno de uma tonelada de materiais, dentre eles cimento, areia, brita e madeira. Com isso, resíduos são gerados pelas perdas ou desperdícios neste processo.

Fig. 1: Panorama dos resíduos da construção civil no Estado de São Paulo.

Tabela 1. Estimativa da geração de RCD em diferentes cidades do Brasil para o ano base de 1997. (PINTO, 1999).

Município Santo André São José do Rio Preto São José dos Campos Ribeirão Preto Jundiaí Vitória da Conquista Brasília

Quantidade de resíduos (ton/dia)

1013

687

733

1043

712

310

4000

A redução na geração de resíduos é uma das ações que estão sendo incluídas nas práticas comuns de produção de edificações, através de técnicas construtivas, adoção de programas de qualidade e mão de obra qualificada. O potencial de reaproveitamento e reciclagem de resíduos da construção é enorme, sendo extremamente benéfica, uma vez que a exigência da incorporação destes resíduos em determinados produtos gera economia de matéria-prima e energia.

Fig. 2: Reciclador móvel.

2 COMPOSIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS RCD

Por ser o mais heterogêneo dos resíduos, os RCD são constituídos praticamente de restos de todos os materiais de construção (concreto, tijolo, pedras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com