TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As células de combustível de óxido sólido, ou SOFCs

Artigo: As células de combustível de óxido sólido, ou SOFCs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  Artigo  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  263 Visualizações

RESUMO

Uma célula de combustível é uma célula eletroquímica que converte continuamente a energia química de um combustível e de um oxidante em energia eléctrica, através dum processo que envolve essencialmente um sistema elétrodo/eletrólito.

Uma célula de combustível pode converter mais do que 90% da energia contida num combustível em energia eléctrica e calor. As células a combustível surgem como uma fonte alternativa de energia. Pesquisas estão sendo feitas no momento pra aprimorá-las. Existem cinco tipos de células a combustível, mas haverá enfoque no grupo dos óxidos sólidos (SOFC).

As células de combustível de óxido sólido, ou SOFCs (do inglês solid oxide fuel cell), são dispositivos de conversão eletroquímica que produzem energia elétrica com a oxidação direta de um combustível. As células de combustível são definidas pelo seu material de eletrólito, e as SOFCs possuem um eletrólito feito de cerâmica ou de óxidos sólidos. As vantagens deste género de células incluem a sua elevada eficiência, a sua estabilidade a longo prazo, a sua flexibilidade na utilização de diferentes combustíveis, as suas emissões reduzidas, e o seu custo relativamente baixo. A sua maior desvantagem é por outro lado a sua alta temperatura de operação, que resulta em tempos de arranque mais morosos e em problemas de compatibilidade química e mecânica.

Palavras Chave: Células a Combustível, Óxido Sólido (SOFC), Energia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com