TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As empresas e o Desenvolvimento Sustentável

Resenha: As empresas e o Desenvolvimento Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

As empresas e o Desenvolvimento Sustentável

A interpretação do termo desenvolvimento normalmente está aliada às questões econômicas, retratadas pela evolução de indicadores de produção, acumulação e avanço tecnológico, que traduzem a eficiência, produtividade e satisfação das necessidades humanas.

O conceito de desenvolvimento sustentável é muito complexo. É preciso ir além da condição econômica e envolver todas as dimensões do desenvolvimento sustentável que possam permitir que as gerações do futuro tenham a mesma qualidade de vida da população dos dias atuais.

A preocupação com a sustentabilidade ambiental passa a interferir não só no desenvolvimento econômico, como também no mundo dos negócios, passando a exigir das organizações maior responsabilidade sobre o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável deve ser discutido com base nas delimitações das suas dimensões com a finalidade de avaliar suas inter-relações internas e externas como um sistema adaptativo complexo, cujas transformações ocorrem com o passar do tempo, e de modificar definitivamente a sociedade. Implica em atender as necessidades da população crescente em todos os lugares do mundo, não só no momento presente, mas também garantindo que a população futura possa usufruir das mesmas condições que a população atual. Assim, a viabilidade do crescimento deve ser promovida de forma que o aumento da produção possa atender as necessidades da população mundial crescente e minimizar o uso dos recursos naturais, de forma a atender as demandas das populações futuras.

As discussões sobre desenvolvimento sustentável e sobre as dimensões da sustentabilidade são relativamente recente. Para que ocorra o desenvolvimento de forma sustentada, é preciso que este ocorra de forma harmoniosa entre as dimensões, econômica, social e ambiental.

Conclui-se dessa forma, que os conceitos, normas e legislações voltadas à promoção da sustentabilidade, apesar de recente, evoluiu muito nas três últimas décadas, exigindo um desempenho diferente daqueles que a população estava acostumada a presenciar. Um desempenho baseado na interação das dimensões, de forma harmoniosa, para que as gerações futuras tenham o direito de usufruir de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com