TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais vantagens dos polímeros de asfalto

Pesquisas Acadêmicas: As principais vantagens dos polímeros de asfalto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 10

Os pavimentos asfálticos rodoviários são compostos basicamente de que: SOLOS nas camadas granulares do corpo estradal e de ROCHAS (agregados) e MATERIAIS ASFÁLTICOS nos revestimentos.

Quais os principais materiais que compõem as misturas asfálticas dos pavimentos rodoviários? AGREGADOS: Graúdo: rochas britadas e cascalho britado, Miúdo: areia grossa de rio, areia de campo e areia artificial, Fíler: cal e cimento.MATERIAIS ASFÁLTICOS: CAP (cimentos asfálticos de petróleo), ADP (asfaltos diluídos de petróleo) Emulsões Asfálticas, Asfaltos Modificados.

Agregados Graúdo: proveniente da exploração de rochas através dos processos de desmonte com explosivos, britagem e seleção por peneiramento do material.

Agregado Miúdo: proveniente da exploração de areais (areia de rio ou areia de campo) e do material fino do desmonte de rochas (areia artificial).

Fíler: proveniente do beneficiamento do calcário calcítico ou dolomítico (calhidratada e pó calcário) ou do calcário calcítico (cimento Portland)

Quais os Principais ensaios realizados na caracterização geotécnica dos agregados para utilização na camada de base e nos revestimentos: Granulometria (tamanho e percentagens dos grãos) Abrasão Los Angeles (mede a resistência ao desgaste dos agregados graúdos) Forma do agregado (mede a forma dos grãos nos agregado graúdo) Absorção (capacidade do agregado de absorver água) Adesividade (é a capacidade de aderência do ligante ao agregado) Outros (massa específica real, tenacidade Treton, peso específico, reação álcaliagregados, sanidade, etc.)

ASFALTOS são materiais termo-visco-plásticos ideais para aplicação em trabalhos de pavimentação, por possuírem propriedades aglutinantes e impermeabilizantes, bem como, características de flexibilidade e durabilidade.

ASFALTOS (CAP - Cimentos Asfálticos de Petróleo): A obtenção dos Asfaltos (CAP(S)) ocorre através do processo de destilação do petróleo, com a separação das frações leves e intermediárias. Diferentes petróleos, produzem teores diferentes de derivados na separação das frações leves, intermediárias e pesadas. o mais ultilizado no estado do ceaa e o cap 50/70 que e mais econômico que os outros.

Asfaltos -Caracterização Físico-Química: Os componentes do asfalto podem ser separados e avaliados através da solubilidade das moléculas em solventes diferentes. A metodologia mais comumente empregada é ASTM D 4124, Método Padrão para Separação do Asfalto em Quatro Frações.É um sistema coloidal constituído basicamente de: ASFALTENOS (constituinte sólido - alto peso molecular) e MALTENOS – Saturados, Aromáticos e Resinas (constituinte líquido – baixo peso molecular).

Asfaltos – Classificação A classificação dos CAP(S), no Brasil, é feita de acordo com a sua dureza (Classificação

por Penetração), nos seguintes tipos: CAP 30/45, CAP 50/70, CAP 85/100, CAP 150/200

Asfaltos – Controle Tecnológico: O Controle Tecnológico dos CAPs é realizado através de ensaios em laboratório para APROVAÇÃO do ligante asfáltico, a saber: Penetraçã, Viscosidade Saybolt-Furol, Ponto de fulgor,Ponto de amolecimento, Espuma

ADP (Asfalto Diluído de Petróleo): Os ADPs são originados da mistura dos CAPs com produtos destilados de petróleo (diesel, querosene e nafta). CR – asfaltos diluídos de cura rápida (gasolina ou nafta) CR-70 e CR-250

CM – asfaltos diluídos de cura média (querosene) CM-30 e CM-70

ADP – Aplicações: Serviços de Imprimação: recomenda-se o uso de asfaltos diluídos CM-30 (superfícies

textura fechada) e CM-70 (textura aberta) também se pode usar o asfalto diluído do tipo: CR-250.

Outras APLICAÇÕES ...sendo substituídas pelas EMULSÕES ASFÁLTICAS (EAs) Tratamentos Superficiais, Pré-misturados a frio, Areia-asfalto a frio misturas na estrada (road-mix) e Solo betume: usava-se o asfalto diluído do tipo: CR-250.

ADP – Controle Tecnológico: O Controle Tecnológico dos ADPs é realizado através de ensaios em laboratório, a saber: Viscosidade Saybolt-Furol, Ponto de Fulgor ,Destilação

EMULSÕES ASFÁLTICAS (EA):Emulsão é uma mistura heterogênea de dois ou mais líquidos que não se unem e são mantidos em suspensão por agitação, ou por substâncias conhecidas como emulsificantes, formando uma mistura estável.EA – Composição: Asfalto (CAP), Água, Emulsificante EA – Tamanho das partículas: (0,1 a 20 microns)

EA – Coloração: MARRON

EA – Classificação: Classificação ocorre de duas maneiras: Quanto a carga da particula

Aniônicas: são partículas de asfalto carregados negativamente. Catiônicas partículas de asfalto carregados positivamente..

quanto ao TEMPO DE RUPTURA: RUPTURA RÁPIDA - RR-1C (62% de CAP), RR-2C (67% de CAP),RUPTURA MÉDIA - RM-1C (62% de CAP), RM-2C (65% de CAP) RUPTURA LENTA - RL-1C (60% de CAP) OBS: O tempo de ruptura vai depender da quantidade (0,2 a 1%) e do tipo de emulsificante, e a viscosidade depende do ligante residual (60 a 70%).

EA - Processo de Ruptura / Adesão e Cura: Estágio 1 - Contato da emulsão com o agregado.Estágio 2 - Adsorção do emulsificante livre. Estágio 3 - Atração das gotas de asfalto sobre o agregado.Estágio 4 - Deposição e formação do filme de asfalto sobre o agregado.

EA – Controle TecnológicoO Controle Tecnológico das EAs é realizado através de ensaios em laboratório, a saber: Viscosidade Saybolt-Furol,Resíduo,Peneiramento, Carga da partícula,Sedimentação

EA – Vantagens Vantagens da utilização das emulsões: Dispensa “dope” para melhorar adesividade; Possibilidade de utilizar agregados úmidos; Permite estocagem a temperatura ambiente com instalações simples; Misturas realizadas em equipamentos de baixo custo; Menor consumo de energia por ser aplicado a frio ou com pequeno aquecimento; Não possui substâncias voláteis tóxicas que podem poluir o ambiente; Não possui risco de incêndio ou explosões por não conter na sua composição solventes de petróleo.

EA - Principais Aplicações Principais Aplicações das Emulsões Asfálticas: Reciclagem a frioTapa buraco

Microrrevestimento, Selagem de trincas,Tratamento anti-pó, Capa selante, Imprimação,Lama asfáltica,Pré-misturado a frio, Estabilização de solos, Pintura de Ligação, Areia asfalto a frio, Tratamento superficial, Macadame betuminoso.

POLÍMEROS:São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com