TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assentamento De Fachadas

Artigo: Assentamento De Fachadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

A Fachada é a primeira impressão visual de uma construção arquitetônica. Ela é o cartão de visitas da edificação. Quando essa fachada é revestida com placas cerâmicas, uma boa aplicação revela a qualidade, cuidado e capricho da mão-de-obra. Por isso os profissionais devem estar atentos à importância de utilizar uma técnica apropriada para a fixação das peças cerâmicas de forma a garantir a sua durabilidade, estética e segurança.

Aqui os profissionais assentadores e especificadores irão encontrar informações simples e práticas para obter o melhor resultado técnico e estético quando o assunto for aplicação de revestimentos esmaltados ou Porcellanato Eliane em Fachadas.

O projeto

A especificação do revestimento cerâmico para uma fachada deve ocorrer no projeto arquitetônico da edificação. Ela deve ser feita levando-se em conta dados como as características estruturais do edifício e o ambiente onde está situado. O posicionamento das juntas de assentamento e de dilatação e todas as necessidades de planejamento e orientações técnicas para a execução da obra devem ser feitos também neste momento.

A escolha do revestimento

Os revestimentos cerâmicos destinados para uso em fachadas devem ser apropriados a esta finalidade. Utilize apenas produtos declarados especificamente para uso em fachadas. Os produtos para fachada devem ter:

• Baixa expansão por umidade;

• Não desbotar com a ação da luz do sol;

• Ter superfície de fácil limpeza.

A escolha da argamassa colante e do rejuntamento

A argamassa

Recomendamos observar as recomendações da norma NBR 13755 - Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento.

O assentamento das cerâmicas Eliane em fachadas exige o uso de Argamassa Colante da Eliane Argamassas.

A argamassa colante Ligamax Fachada Eliane é o produto ideal para a aplicação dos revestimentos esmaltados de fachada Eliane até um formato máximo de 20 x 20 cm e com absorção de água de 3 a 6% (grupo BIa) e de 6 a 10% (grupo BIIb). Pode ser usada para fixar os revestimento cerâmicos em placas de cimento, tijolos sobre superfícies de concreto, alvenaria, painéis de gesso e emboço. Trata-se de um produto especialmente formulado para uso em fachadas.

Se o revestimento escolhido for o porcellanato ou revestimentos de formato maior do que 20 x 20 cm, a argamassa indicada é a Ligamax Carga Mineral + Adimax Super ou Premium.

Todas as argamassas Eliane atendem e excedem as especificações técnicas da norma ABNT – NBR 14081 e ANSI A 118.4.

O rejuntamento

A Eliane recomenda o uso da argamassa de rejuntamento Juntaplus Larga + Adimax Aditivo para Rejuntamento.

Preparando a base para receber o revestimento

A base mais comum para receber os revestimentos cerâmicos é constituída pela alvenaria, vigas e pilares da estrutura da edificação. Na maioria das vezes essas estruturas são cobertas primeiramente por uma camada de emboço ou reboco que torna a superfície homogênea.

Com o passar do tempo essas fachadas sofrem diversas agressões pois estão expostas ao sol, à chuva, à umidade, aos choques térmicos e pressões mecânicas, fatores que devem ser considerados antes da aplicação da cerâmica.

Com base nisso o projeto arquitetônico deve prever juntas de assentamento e de dilatação (página 04), fundamentais para evitar as deformações. Pode-se usar as aberturas, mudanças de pavimentos e projeções de sacadas para colocar as juntas de dilatação e alinhar melhor as juntas de assentamento.

Construções antigas

Remova totalmente o revestimento da parede até atingir a alvenaria ou a própria estrutura de concreto armado.

O passo seguinte é fazer uma boa limpeza em toda a área, com máquina lava-jato, removendo completamente a poeira e os eventuais resíduos do revestimento antigo.

Recomendamos que seja realizado um teste de arrancamento do emboço de forma a comprovar a sua integridade.

Depois que o local estiver preparado siga os mesmos passos para o assentamento da cerâmica em uma edificação nova. (Passo seguinte)

Construções novas

• Se a alvenaria for de tijolos de cerâmica, estes deverão ser de boa qualidade.

• Os blocos de concreto devem ter baixa absorção de água e ser curados adequadamente, assentados no prumo e com argamassa resistente.

• A parede deve estar limpa e ter superfície regular.

• Antes de aplicar o reboco é comum chapiscar a superfície dos blocos com argamassa apropriada. Esse chapisco aumenta a área de contato do reboco e garante aderência.

• Prepare a argamassa de chapisco com uma parte de cimento para duas de areia lavada grossa.

• Para qualquer tipo de base, umedeça-a com o auxílio de uma trincha.

• Para evitar fissuras nas junções de alvenaria com estruturas de concreto coloque uma tela de aço galvanizado fio 24 BWG, malha ½ polegada ou similar, com transpasse mínimo de 15 centímetros em cada lado.

• Caso seja necessário, poderá ser realizado um teste de arrancamento do emboço a fim de comprovar sua resistência.

Rebocando

24 horas depois de fazer o chapisco inicie o reboco ou emboço usando 1 parte de cimento para 5 de areia média de rio e 0,5 ou ½ de cal de boa qualidade ou um plastificante na proporção recomendada pelo fabricante. Também pode-se fazer uso de argamassa pré-fabricada específica para este fim. Siga rigorosamente as instruções do fabricante.

Material - a areia média é ideal porque o reboco fica com uma superfície rugosa, com boa aderência da argamassa colante na hora da fixação final das peças cerâmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com