TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assentamento diferencial da fundação

Seminário: Assentamento diferencial da fundação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.367 Visualizações

Página 1 de 2

Recalque diferencial em fundações

O recalque diferencial ocorre quando uma parte da obra rebaixa mais que a outra gerando esforços estruturais não previstos, isso ocorre devido às fundações serem calculadas como se as cargas e a resistência do terreno fossem uniformes, quando na realidade dificilmente isso acontece, no qual isso ocasiona o aparecimento de rachaduras, fissuras e trincas numa edificação.

Causas

 Solos Colapsíveis: solos de elevadas porosidades, quando entram em contato com a água, ocorre à destruição da cimentação Intergranular, resultando um colapso súbito deste solo.

 Deslizamento do solo em terrenos inclinados

 Secagem ou saturação do solo diferenciada entre um trecho e outro, ocasionando contração ou expansão (árvores ou capeamentos com contrapisos impermeáveis de uma área vizinha bastante extensa).

 Influência das fundações de prédios vizinhos

 A presença de raízes junto às fundações através da força mecânica que seu crescimento produz.

 Estacas seccionadas

Prevenção

Pode ser realizada a partir da compactação prévia da compactação da camada do solo colapsível, ou no caso de camada de solo compressível (solo argiloso mole), a partir do adensamento prévio das camadas de baixa resistência. Além disso, pode adotar fundações profundas em ambos os casos. Os objetivos principais dos métodos preventivos de compactação e adensamento prévio das camadas de solos menos resistentes são: diminuir a porosidade, elevar a resistência, e no caso de solos colapsíveis, minimizar os recalques primários abruptos e, no caso de solos argilosos moles, diminuir os efeitos nocivos de recalques secundários (de estabilização mais prolongada) aos sistemas da estrutura das edificações.

Conclusão

O estudo sobre recalque diferencial em fundações proporcionou-me um enriquecimento de conteúdo e evidenciou-me a necessidade de estudar e conhecer as caraterísticas do solo, na qual vão receber a fundação, para poder estar visando às ocorrências de recalques indesejáveis em fundações e garantir um bom desempenho dos sistemas de fundações.

O estudo dessa matéria me propiciou o esclarecimento de duvidas e a descoberta de curiosidades, antes desconhecidas. A identificação de situações cotidianas me ajudou a compreender melhor a patologia em fundações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com