TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Brasileira Manutenção

Por:   •  13/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO DA MANUTENÇÃO – APAI 2015

SITUAÇÃO DA MANUTENÇÃO COM BASE NO DOCUMENTO DA ABRAMAN

BELO HORIZONTE

JULHO - 2015

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da Organização na busca da excelência considera alguns condicionadores organizacionais que, se atendidos, possibilitam desenvolver uma gestão consistente e eficaz para o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro definido pela Direção. Esses condicionantes são a Cultura, a Estratégia, a Estrutura Organizacional, o Modelo de Gestão, a Avaliação do Desempenho e os Referenciais de Excelência (CARVALHO, 2005).

O Documento Nacional da Manutenção  produzido pela ABRAMAN nos permite observar  dados que estabelece de índices,  como a determinação de parâmetros que possam balizar quanto no controle, melhoria e determinação do desempenho da Manutenção no Brasil.  O Documento Nacional é baseado nas respostas do Questionário que é
oferecido às empresas que desejam contribuir e receberem as informações
globais. 

        Em 2013, 145 empresas responderam ao questionário. Os estudos começaram desde 1997, e essa base de dados mostra a evolução dos indicadores.

Existe várias formas de atuação da manutenção: A estrutura centralizada é aquela onde todas as operações são planejadas e dirigidas por um único Departamento, diferente da descentralizada que preconiza a divisão da planta em áreas ou setores produtivos, cada um dos quais fica sob os cuidados de uma equipe de manutenção. 

Pode-se observar que a manutenção centralizada sempre ganhou mais destaque dentro das empresas, não somente pelo fato de que esse tipo de manutenção reduz custos (menos pessoas trabalhando), mas como permite também uniformizar rotinas e garante melhor aproveitamento de pessoal, tanto na manutenção das áreas como nas oficinas. Em caso de menor atividade, o pessoal pode ser aproveitado na execução de reformas de máquinas, produção de peças sobressalentes e outras tarefas. Além de que terá uma supervisão (gerente) com conhecimentos técnicos para orientar os demais funcionários.

Pode-se observar que com o passar dos anos, a manutenção deixou de se subordinar a diretoria e superintendência e focou na gerencia. Isso é inovador, pois um gerente além de planejar e desenvolver estratégias e processos para melhoria na manutenção possui mão de obra mais barata para a empresa.

Analisando os dados da tabela, pode se concluir que o percentual de empresas que possuem manutenção com pessoal próprio é baixo. Isso devido ao fato da existência de concorrência entre as empresas prestadoras de serviço de manutenção possibilitando ofertas de preços competitivos e vantajosos.

Em termos racionais, a decisão de contratar ou terceirizar deve considerar questões técnicas, estratégicas, sociais, econômicas e políticas. Porém, é uma alternativa válida para atingir tais objetivos como redução de área ocupada e disponibilização de equipamentos, melhor atendimento na prestação de serviços de vez que os mesmos passam a ser fornecida por organização especializada, melhor administração do tempo na gestão da atividade.

Aos poucos a tecnologia vem tomando conta das indústrias e maquinários fazem o papel de seres humanos. Esse fato leva a substituição de uma mão de obra qualificada por  serviços rápidos e menos suscetíveis a erros. Com isso o empresário dá preferência a uma mão de obra não qualificada que irá reduzir custos de sua empresa.

O documento apresenta um aumento na rotatividade do pessoal. Surgiu milhões de empregos nos últimos anos, com um incremento médio anual de 1,8 milhão de postos de trabalho. Este resultado, entretanto, é fruto de uma forte movimentação contratual que podemos observar na tabela.

        Em relação a contratação de serviços, destaca-se o aumento da tendência em diminuir a contratação de serviços na manutenção. Nada mais é que um retrato da terceirização que vem ocorrendo.

Sobre os custos, é notável a redução dos gastos com materiais  dedicados a manutenção de máquinas e equipamentos, isso se dá devido ao reaproveitamento de materiais. As empresas ampliam o conhecimento do funcionário fazendo com que ele consiga reaproveitar um maior número de materiais antes perdidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com