TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aterramento De Equipamentos Sensíveis

Pesquisas Acadêmicas: Aterramento De Equipamentos Sensíveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo - Orientar através de estudos sobre a importância do correto e eficaz aterramento em instalações industriais eletroeletrônicas de instrumentação e redes de campo tão pouco valorizado pelo chão de fábrica.

Descrever os tipos de aterramento existentes para os instrumentos de medição de campo como transmissores de pressão, vazão, nível etc, que possuem na maioria das vezes alimentação 24 VDC e comunicação de 4 – 20 mA com fácil interferência de ruídos, chaves para medição de diversas grandezas, assim como para a rede de comunicação que faz a interface do campo com a sala de controle operacional utilizando CLP, UTR, repetidores etc.

Palavras-chave: equipamentos sensíveis, aterramento, confiabilidade.

Área do Conhecimento: Engenharia

Introdução

Com o grande avanço na área da eletroeletrônica, desenvolveram-se cada vez mais equipamentos eletrônicos, que ao longo dos anos foram substituindo grande parte dos equipamentos mecânicos e eletromecânicos. Junto com a melhor eficiência destes equipamentos surgiu também uma maior fragilidade aos surtos de tensão.

O aterramento dos equipamentos eletrônicos adquiriu grande importância e interesse em nossos dias face à fenomenal escalada destes dispositivos não só na indústria, mas praticamente em todas as áreas e atividades humanas. È neste contexto que os sistemas de aterramento ganham importância, porque eles representam um meio importante, mas não único, de controlar as sobre- tensões que podem atingir os equipamentos eletrônicos. [COSTA, 1991]

Este trabalho tem como finalidade fornecer uma visão geral dos tipos de aterramentos utilizados para proteção de equipamentos eletrônicos sensíveis e redes de campo na indústria na área de instrumentação, mostrando as vantagens e desvantagens de cada tipo de aterramento.

Sistema de aterramento de força

Esse foi o primeiro tipo de aterramento adotado para equipamentos eletrônicos sensíveis. Nesse caso, tanto a carcaça dos equipamentos eletrônicos sensíveis como as barras de sinal eletrônico são aterradas na malha de terra do sistema de força, ou mais especificamente na malha de terra da subestação, quando se tratar de instalações elétricas industriais. [MAMEDE , 1997]

As malhas de terra do sistema de aterramento de força são construídas para trabalhar na freqüência de 60Hz. Ao se instalar equipamentos eletrônicos sensíveis ligados a esta malha de terra, deve-se observar a possibilidade de corrente de alta freqüência, pois a mesma reduz a eficácia de proteção deste tipo de aterramento.

A barra de terra de referência de sinal eletrônico serve de referência para o funcionamento dos diversos componentes do equipamento eletrônico, e não pode ser perturbada por sinais espúrios. [MAMEDE, 1997] Na maioria das vezes, estes equipamentos possuem alimentação com baixas tensões, muito sucessíveis a interferências externas que podem prejudicar o seu desempenho e confiabilidade.

As barras de terra dos equipamentos ou de painéis de comando, normalmente estão submetidas a potenciais diferentes. De acordo com a norma NBR 5410/2004 estas barras devem ser equalizadas através de condutores equipotenciais.

Realizada essa conexão irá surgir uma corrente que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com