TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório 1:Modelos De Equipamentos Para Ultrabooks E Tablets Relatório 2: Características De Memória

Dissertações: Relatório 1:Modelos De Equipamentos Para Ultrabooks E Tablets Relatório 2: Características De Memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  6.464 Palavras (26 Páginas)  •  1.215 Visualizações

Página 1 de 26

Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabook e Tablets

1.1 Introdução à Arquitetura de Computadores

O computador foi criado com o intuito de ser uma máquina de cálculos rápidos, capaz de coletar e produzir resultados em questões de segundos. Nesse texto apresentaremos de forma sucinta a introdução sobre a base de sua arquitetura, bem como sua evolução.

A arquitetura de computadores baseia-se nos atributos que são vistos pelo programador, ou seja, atributos que agem diretamente sobre a lógica dos programas.

Os computadores geralmente são disponibilizados no mercado com a mesma arquitetura, porém com diferentes formas de organização.

Suas funções básicas classificam-se em: Processamento, armazenamento, distribuição e controle de dados.

Têm como estrutura básica:

- A unidade central de processamento (UCP) onde é feito o controle das operações e o processamento de dados;

- A memória principal onde são armazenados os dados;

- Os dispositivos de E/S (entrada e saída) onde são feitas as inserções de dados e suas saídas ou retorno;

- Interconexão do sistema – Mecanismo que comunique as demais partes da estrutura básica.

Abaixo temos um resumo da evolução histórica dos computadores:

1) Época dos dispositivos Mecânicos

• Através do Abaco babilônico no século 5. A.C tivemos o primeiro relato de uma máquina que auxiliava o homem a calcular.

• Já em 1614, Scotsman John Napier, descobriu o logaritmo e criou o sistema de Rods, onde era possível multiplicar, dividir e calcular raízes quadradas e cúbicas.

• Blaise Pascal criou a Pascaline em 1642, uma máquina de soma que rapidamente fez sucesso.

• Gottfried Wilhelm Von Leibnitz em 1672 após inúmeras tentativas consegue finalmente desenvolver uma máquina capaz de realizar as quatro operações e raiz quadrada.

• Em 1801 Joseph Marie Jackuard criou a primeira máquina mecânica programável da história: - um tear automático que era controlado por meio de cartões perfurados. Charles Babbage Idealizou um dispositivo mecânico em 1822, capaz de calcular e imprimir extensas tabelas científicas, o que não se tornou possível devido às limitações tecnológicas da época.

• George Boole, um matemático inglês, inventa em 1848 a álgebra binária booleana, que serviria para o desenvolvimento de computadores quase 100 anos mais tarde.

2) Época dos dispositivos Eletromecânicos

Após a criação dos motor elétrico, uma grande quantidade de equipamentos acionados por esse tipo de motor foi criada, surgindo assim a geração dos dispositivos eletromecânicos, conforme abaixo:

• Herman Hollerith criou um método para calcular o censo dos Estados Unidos em 1890, com uma forma de cálculo parecida com a Jackuard de cartões perfurados, que otimizou extremamente o tempo que levaria para fazer o cálculo manual, porém com um preço mais alto. Após isso, Hollerith fundou a Tabulating Machine Company, que se transformou mais tarde na IBM.

• Em 1914 a TMC criada por Hollerith uniu-se com duas empresas a fim de ampliar seus negócios e formar a CTRC (Computing Tabulation Recording Company), que dez anos depois tornou-se a IBM.

3) Época dos dispositivos Semicondutores

Semicondutores são dispositivos que agem como condutores e isolantes, o que foi uma enorme descoberta, possibilitando novas técnicas de execução de sistemas lógicos.

• Alan M. Turing criou uma teoria de uma máquina capaz de resolver qualquer tipo de problema, teoricamente construindo as Máquinas de Turing, no ano de 1936.

• Z3 foi um computador desenvolvido pelos alemães durante o período da 2ª Guerra Mundial com o intuito de codificar mensagens, sendo destruído em Berlim.

• Alan Turing desenvolveu o Colossus em 1943 para, assim como os alemães, decifrar códigos secretos, através de válvulas que chegavam a processar 5 mil caracteres por segundo.

• Howard Aiken criou o Mark I, o primeiro computador eletromecânico, com 18 metros de comprimento e pesando 70 toneladas.

• Em 1946 surge o ENIAC, o primeiro computador digital eletrônico, baseado na lógica, sendo mais tarde substituído pelo EDVAC, já aperfeiçoado.

• No período de 1948 a 1951 surge o primeiro computador comercializado, o UNIVAC, projetado por Presper Ecker e John Mauchly, que executava 1905 operações por segundo.

• No ano de 1953 a IBM lança seu primeiro computador digital, chamado de IBM 701.

• 1957 temos a descoberta da linguagem FORTRAN, que permitia o computador executar tarefas que repetidas através de instruções.

1.1.1 Componentes de um Sistema Computacional

Um sistema computacional baseia-se principalmente nos elementos:

• Hardware

• Software

• Informações

O hardware representa a parte física, ou seja, os componentes eletrônicos e mecânicos em geral. Onde temos a UCP, as memórias e os periféricos.

O software é a parte lógica desse sistema que funciona em um hardware após comandos de uma determinada linguagem de programação. Estes comandos fazem o processamento e armazenamento das informações na forma de dados codificados que são controladas pelos usuários.

Tratando se de processamento de dados, temos os seguintes itens a ser expostos:

Algorítmo: Consiste em um procedimento lógico para realização de uma tarefa.

Programa: Uso de uma série de algorítmos em linguagem de programação.

Linguagem de Programação: Uma linguagem de programação é uma forma padrão de transmitir informações para o sistema computacional. Com ela podemos realizar operações lógicas, aritméticas, movimentar dados, etc.

A informação é um dos principais componentes do computador. Por isso são chamados de sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com