TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 6

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Programa de Pós-graduação - WPós

Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho

Turma: Dezembro 2014

Disciplina: Gerência de Risco

Professor-tutor: Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira

Aluno (Nome completo): Jacqueline da Silva Moleiro

Atividade: Unidade 4 – Atividade 1

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Uma das ferramentas para avaliação de Riscos é a FTA (Fault Tree Analysis) que em sua tradução significa Analise Árvore de Falha. Essa metodologia é utilizada para determinar e exibir a causa de um evento indesejável. Esse método é diferenciado por ser TopDown, pois colocamos o  acidente indesejado no topo da arvore, e depois estabelecemos uma seqüência de eventos que se acontecessem poderiam desencadear no evento topo, realizando essa tarefa com o uso de operadores lógicos. É certo supor que a árvore de falhas é um diagrama que mostra a inter-relação lógica entre essas causas básicas e o acidente. Para essa arvore se realiza uma avaliação qualitativa, onde se analisa e se determina combinações de falhas de componentes, erros operacionais ou outros defeitos que poderiam causar o acidente principal. Já a avaliação quantitativa se determina a probabilidade de falha no sistema pelo conhecimento das probabilidades de ocorrência de cada evento em particular.

Outra metodologia é a FMEA FAILURE MODES AND EFFECT ANALYSIS – Análise de Modo de Falhas, que consiste basicamente em considerar integralmente cada componente de processo individual e descreve as funções de cada componente e todos os potenciais de modos de falha. Essa metodologia determina a causa dessas falhas e também os efeitos. Mas para as falhas que possuem um efeito significante podem ser identificadas por outras analises. A FMEA também tem como resultado uma analise qualitativa e quantitativa, e é uma ferramenta proativa pois, busca evitar que falhas ocorram por meio de analise de falhas potenciais e propostas de melhoria. A fase de execução desta metodologia é realizada por um grupo de trabalho que discute e preenche o formulário FMEA. Depois o grupo define índices de severidade, ocorrência e detecção para cada falha.

O ultimo método a ser abordado é o Análise da Árvore de Eventos Event Tree Analysis, nele utilizamos um método lógico indutivo de identificação de perigos e analise de riscos das varias e possíveis conseqüências resultantes de um evento inicial, que aqui se chama “iniciador”. Os riscos encontrados são divididos em três categorias: risco inicial, risco principal e risco contribuentes. O risco inicial é o que desencadeia  todo o processo; já os contribuentes são aqueles que dão continuidade ao processo de ocorrência do acidente e por ultimo passa-se pelo principal que direta ou indiretamente pode causar morte ou lesão. Também temos os inibidores, que são todas as medidas capazes de evitar a ocorrência ou a propagação dos efeitos dos riscos. A técnica utilizada nessa metodologia busca determinar as freqüências das conseqüências decorrentes dos eventos indesejáveis, utilizando encadeamentos lógicos a cada etapa de atuação do sistema. Na árvore de falhas parte-se de um evento topo, e segue-se para trás, verificando os eventos que podem ter gerado o evento topo. O Evento topo da arvore de falhas é o evento iniciador do AAE que, ao contrario da arvore de falhas, segue para frente, identificando eventos que possam decorrer do evento iniciador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com