TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Aula Tema 3

Monografias: Atividade Colaborativa Aula Tema 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  4.093 Palavras (17 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Medir desempenho significa sabermos claramente o que esperamos de um indivíduo, de uma equipe, de um projeto ou de uma empresa. A gestão do desempenho tem sido uma importante ferramenta de competitividade e de identidade organizacional. Ela permite que colaboradores, gestores e a área de Recursos Humanos, construam ciclos virtuosos de comprometimento, na medida em que articulam os interesses da empresa, da área e do indivíduo.

Elas estão voltadas para tornar o dia-a-dia nas empresas mais eficientes e organizados, visto que o conceito da competência é a capacidade de alguém se sobressair sobre certos assuntos.

Hoje em dia no mundo organizacional competitivo as empresas estão recorrendo a utilização de modelos novos, tendo como objetivo planejar, selecionar e desenvolver as qualidades necessárias para o negocio.

Empresa que determina o que deve ou não deve ser feito em função do que é considerado certo ou errado por determinado desempenho. No ambiente organizacional e na gestão de empresas em particular, orientando as decisões empresariais. A empresa considerada éticas a cuja a conduta é socialmente valorizada e cujas políticas se reconhecem sintonizadas com a moral vigente, subordinando as suas atividades e estratégias a uma reflexão ética prévia e agindo posteriormente de forma socialmente responsável.

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA PRÁTICA

O texto apresenta teses que foram pouco explicadas, deixando assim de passar um pouco mais de informação sobre a Idéia que foi desenvolvida, que sem duvida começou como uma experiência que deu resultado.

O texto baseia-se em uma reportagem feita pela jornalista Patrícia Bispo ,que tem como foco o programa Gestão por Competências que em sua visão traz grandes vantagens e benefícios e por sua vez faz com que a organização que o adote tenha: comprometimento dos colaboradores, ambiente motivado e participativo, produtividade, equipe e gerencia fortalecidos, foco em resultados, aumento da competitividade de mercado.

Mas infelizmente ainda muitas empresas não praticam ou não conhecem a gestão por conhecimento e encaram de forma impossível de ser implantado e desadequado as necessidades e objetivos da organização.

Mas afinal, o que seria Gestão por Competências?

O texto estudado não explica detalhadamente, mas para um básico entendimento relata-se assim: Conhecimento (saber) Habilidade (saber fazer) Atitude (querer fazer)

Segundo o diretor de RH de uma empresa em Santa Catarina, a gestão por competência determina a necessidade que a organização possui de melhorias e identifica as competências que já existem , desta forma capacitam os colaboradores da empresa e permitem a identificação dos talentos e os posicionam em cargos compatíveis ao potencial dos profissionais.

Os colaboradores então foram instruídos a passar em uma folha de papel aquilo que eles consideravam ser eficaz no crescimento e desenvolvimento da empresa, já apontando os pontos críticos em suas áreas, tudo em busca de informações para integrar melhoras, buscando bons resultados com a participação dos colaboradores.

Juntamente com o método 360 graus também foram usados os métodos GCA – R & S, GCA- T & que foram muito eficazes para gerenciar todos os dados colhidos no desenvolvimento desse trabalho.

Para Dotti (diretor RH) os custos para o desenvolvimento desse programa são altos, mas graças a sua formação a organização não precisou ter gastos alternativos com consultoria.

Também buscou fazer muitas pesquisas das quais encontraram a ferramenta que segundo ele é a mais adequada para o trabalho que buscavam desenvolver e esta por sua vez agregou grande valor para o desenvolvimento da organização.

A ferramenta escolhida foi a Software da Anacorarh Informática, empresa que trabalha no desenvolvimento de Software para Recursos Humanos que atende o Brasil com sistemas de implantação da Gestão por Competências.

INFORMAÇÕES DA EMPRESA

Fundada em 1994, a Empresa X, executa instalação e manutenção, nas áreas de telecomunicações, elétrica e rede de dados.

Com sede em São Paulo, a Empresa X possui equipe especializada para atendimento em todo território nacional.

Missão: Buscar sempre uma relação de parceria com os clientes, prestando serviços de qualidade, confiabilidade e segurança, trabalhando com transparência e honestidade, cumprindo os compromissos acertados.

Visão: É oferecer ênfase as qualidades nas prestações de serviços e assim inovar cada vez mais a empresa, para que a mesma se destaque.

Valores: O valor empenhado dentro dessa organização é o trabalho em equipe, todos unidos para um melhor atendimento. Os colaboradores se desempenham ao máximo para ter o compromisso com os clientes, sempre respeitando e atendendo o que cada cliente deseja. O trabalho em equipe também ajuda a manter a Empresa organizada e de clima organizacional.

Dentre os colaboradores estão os auxiliares gerais, instaladores, eletricistas, técnicos telecom e supervisores na área operacional. Já na parte administrativa a empresa possui colaboradores como Auxiliar adminstrativo, analista de Rh, financeiro e gerente geral.

A empresa possui um funcionário no setor de RH que trabalha com questões de demissões e contratações de novos funcionários, recrutamento e seleção além da parte de realizar os pagamentos mensais, horas extras etc.

RELATÓRIO

Muitas Empresas X ao optarem em exercer gestão por competências, pode significar que a visão do RH está mais a frente e bem direcionada.

Contudo, os benefícios que este tipo de gestão traz é o aumento de produtividade, ambiente participativo e mais motivado, comprometimento, fortalecimento entre as equipes, melhores resultados, aumento da competitividade e o surgimento do diferencial no mercado. Mas infelizmente ainda muitas empresas não praticam ou não conhecem a gestão por conhecimento e encaram de forma impossível de ser implantado e desadequado as necessidades e objetivos da organização.

Segundo o diretor de RH de uma empresa em Santa Catarina, a gestão por competência determina a necessidade que a organização possui de melhorias e identifica as competências que já existem , desta forma capacitam os colaboradores da empresa e permitem a identificação dos talentos e os posicionam em cargos compatíveis ao potencial dos profissionais.

Visando a missão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com