TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Aula Tema 03

Dissertações: Atividade Colaborativa Aula Tema 03. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Sustentabilidade?

Hoje em dia todos nós já ouvimos falar sobre Sustentabilidade, Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?

“Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.

Podemos dizer que esse conceito de sustentabilidade representa promover a explo-ração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a preju-dicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades huma-nas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

É um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela cons-tante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Resumindo é o consumo consciente dos recursos naturais ou industrializados de uma maneira de não agredir o meio ambiente e a sociedade.

Na sustentabilidade ambiental podemos citar medidas que estão no centro da ques-tão: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades hu-manas. Idéias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabi-lidade começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degra-dados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças vi-ram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis.

A sustentabilidade pode fazer parte de qualquer empresa, de qualquer ramo de atividade e da vida de qualquer cidadão. O envolvimento das comunidades vi-ventes nessas regiões precisa ser total e elas ganham muito com isso; todos ga-nham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar instrumentos fiscalizatórios e punitivos eficientes, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as co-munidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

Alguns princípios visam a sobrevivência do planeta, como a utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis. No Brasil esse conceito vem sido adotado com relação ao biocombustível, sabemos que não tem autonomia para substituir o petróleo, mas podemos ao menos reduzir o seu uso. Pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no passado. A sustentabilidade ambiental também se correlaciona com os outros diversos setores da atividade humana, como o industrial.

POR EXEMPLO: A sua aplicação pode ser feita em diversos níveis: a ado-ção de fonte de energias limpas está entre as preocupações centrais, algumas em-presas tem desenvolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com