TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DPP ATIVIDADE COLABORATIVA AULA TEMA 7

Por:   •  3/6/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 3

As mudanças que ocorrem constantemente transformam o mercado de trabalho, profissões que existiam no passado já não existem mais hoje por conta da tecnologia que está se empregando nas linhas de montagem das empresas ajudando a acelerar mais a produção de produtos, exigindo mais estudo para as pessoas. Essa transformação é interessante, pois toda informação que as pessoas adquirem acaba passando a ser a matéria prima, fazendo as mesmas estarem constantemente informadas para acompanhar as mudanças no dia a dia. São Paulo acaba sendo a cidade das oportunidades, porque as pessoas de várias regiões do país acabam vindo para São Paulo em busca de melhores oportunidades de trabalho, mas é necessário mudar para conquistar o mercado de trabalho, seja em nosso país ou em São Paulo.

O estágio é o meio mais utilizado, e a principal oportunidade, que os alunos recém formados têm, pois ele auxilia no aprendizado e gera uma ajuda de custo para o profissional continuar estudando. As universidades percebendo essa “porta” direcionam os universitários ao mercado de trabalho, utilizando diversas ferramentas como palestras, visitas em feiras e empresas. A modernização das indústrias fez com que o trabalho passasse a ser mais intelectual que braçal, e ao trabalhador foi exigido buscar novos conhecimentos que pudessem trazê-lo de volta ao mercado e enfrentar relações de trabalho mais autônomas. O emprego formal (carteira assinada, benefícios legais etc.) passa a ser substituído por trabalho (relação demanda e oferta, ganhos imprevisíveis, horários flexíveis, diversos clientes), que pode ser: terceirizado, por projeto, à distância, entre outros.

Com isso o ser humano tem perder o medo de vencer seus obstáculos, mas também se posicionar da melhor forma para vencer a concorrência. Encarar a realidade sem se preocupar com os obstáculos. Ter competência, que nada mais é do que a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzem uma pessoa aos resultados esperados. No trabalho, diversas competências individuais são requeridas, dentre elas: autocontrole emocional, capacidade de aprender e capacidade de comunicação. É importante assinalar que as competências sociais devem ser constantemente desenvolvidas por promoverem experiências de conhecimento, crescimento e aprendizagem.

Para conseguir seus objetivos deve se dedicar plenamente aos estudos. A habilidade de comunicação é essencial, bem como a assertividade, ela se refere como o que exatamente pensamos ou sentimos ser, honesto e autêntico, sem parecer agressivo ou grosseiro, e a empatia, que, por sua vez, significa conseguir se colocar no lugar do "outro", percebendo a situação ou o problema da perspectiva dele. Tais cuidados são essenciais para se evitar o desgaste dos relacionamentos e mantê-los saudáveis e produtivos. Buscar emprego é uma questão de estratégia e exige o planejamento e recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com