TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Estrurutas de Concreto II

Por:   •  27/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Discursiva: Estruturas de Concreto Armado II

As fundações são divididas em dois grandes grupos: Fundações profundas e as fundações rasas, conhecidas também como fundação direta. A fundação direta ocorre normalmente em até 3 metros de profundidade. As fundações rasas podem ser em forma de radier e sapatas, que de acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2014, p. 168) são "estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta".

Sabendo disso, com os conceitos estudados sobre as sapatas rígidas, isoladas, com lados iguais e carga centrada, descreva quais são as considerações de cálculo são seguidas até a determinação da área de aço. Para facilitar, não há necessidade de apresentar as equações, e se necessário, poderá complementar o texto com um desenho esquemático. Organize as suas ideias e disserte a seguir.

Fundações; são elementos que têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo sem provocar ruptura do terreno de fundação. Podem também serem chamados de alicerce.

As fundações rasas: De acordo com a NBR 6122 – Projeto e Execução de Fundações, esse tipo de fundações são aquelas fundadas próximas à superfície do terreno acabado; geralmente onde a profundidade de fundação (D f ) é menor que a largura da sapata e menor que 3m. Estas não são regras estritas, mas apenas diretrizes: basicamente, se o carregamento da superfície ou outras condições da superfície afetarem a capacidade de carga de uma fundação, ela é 'rasa'. Elas podem ser divididas, principalmente, em: sapatas (sapatas isoladas, corridas e associadas), blocos e radier.

As fundações rasas são usadas quando os solos superficiais são suficientemente fortes e rígidos para suportar as cargas impostas; são geralmente inadequados em solos fracos ou altamente compressíveis, como aterros mal compactados, turfas, depósitos lacustres e aluviais recentes etc.

As fundações rasas: tipo de fundação que é colocada a uma profundidade maior abaixo da superfície do solo e transfere as cargas da estrutura para a terra em profundidade. A relação profundidade/largura de tal fundação é geralmente maior que 4 para 5.

O processo de construção de uma fundação profunda é mais complexo e mais caro do que fundações rasas. No entanto, ao lidar com condições de solo pobres em profundidade rasa, grandes cargas de projeto e restrições do local, uma fundação profunda provavelmente será a solução ideal. As fundações profundas se dividem em estacas, tubulões e caixões.

Aluno: Carlos Alan

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com