TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade discursiva de arquitetua e urbanismo II

Por:   •  23/11/2019  •  Dissertação  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade discursiva de Arquitetura e Urbanismo II

  1. Em meados de 1949 Roberto Burle Marx formou um acervo de espécies de plantas nacionais em um sitio no Rio de Janeiro onde atualmente é considerado patrimônio paisagístico, arquitetônico e botânico. Seu primeiro projeto paisagístico foi para a casa projetada por Lucio Costa em 1932 ele sempre gostou de usar formas orgânicas em seus projetos buscando sempre inspiração nas formas da natureza, ele era um amante da arte meio ambiente e da flora nacional tanto que sua maior contribuição foi catalogar diversas espécies de plantas nacionais adicionando plantas do cerrado, amazônicas e do sertão nordestino em suas obras graças as suas inúmeras viagens com a companhia de botânicos coletando e catalogando exemplares de plantas. Na década e 70 defendeu as necessidades de formação de uma consciência crítica em relação a destruição do meio ambiente. Ele tem inclusive uma planta catalogada com o nome dele que é a Calathea burle marxii, ele transformou o paisagismo em arte.
  2. Há uma grande necessidade de levantamento de dados sobre o local no qual irá ter a intervenção paisagística principalmente por conta do clima do local para se saber se há viabilidade da espécies de plantas escolhidas irão ter bom desenvolvimento no jardim pois muitas necessitam de caracteristicas especificas tal como locais frios as vezes quentes um exemplo são as hortênsias que em ambientes mais frios ficam lindas e se desenvolvem ao máximo ao contrario se forem inseridas em locais onde as temperaturas são mais elevadas.
  3. O paisagismo moderno brasileiro assume diversas característica onde ousa através de formas variadas onde deixa o ambiente mais organizado tornando o ambiente mais funcional isso influencio muito o ambiente urbano onde ganhou uma nova face trazendo uma configuração mais arrojada com um visual simples e geométrico com plantas tropicais lembrando que pode-se dizer que Burle Marx foi o pioneiro onde sua contribuição para o paisagismo moderno brasileiro foi fundamental a base de toda sua formação. Sendo o jardim suspenso do Ministerio da Educação e o complexo da Pampulha obas de destaque do paisagismo moderno brasileiro. Podemos citar também as obras verticalizadas onde as fachadas dos edifícios tiverem uma produção paisagística muito interessante. Teve também um foco para áreas recreativas onde a inserção das piscinas nos projetos também começaram a ter força e os poderes municipais passarama a se preocupar muito mais com o paisagismo das malhas urbanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com