TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Introdução a Informática

Por:   •  4/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]Nome: Kelly da Silva Leite

Matrícula: 20213160145

Curso: Engenharia de Produção

Pólo: Macaé

O que é e como funciona o Mobile Learning na educação?

Omobile learning (m-learning[1]) é uma metodologia de ensino que utiliza dispositivos móveis como plataformas para viabilizar o aprendizado a distância. Ele acompanha a tendência da utilização de smartphones e tablets no cotidiano, possibilitando que eles se tornem canais de transmissão de conhecimento.

Várias instituições de ensino superior utilizam smartphones e tablets no processo de aprendizagem, sendo um exemplo prático de aplicação desse conceito. Afinal, os alunos estão imersos na era digital e se interessam por soluções que permitam que eles continuem usando seus dispositivos móveis.

O aprendizado de mobilidade proporciona um meio para as instituições educacionais fornecerem conhecimento e conteúdo educacional aos alunos em qualquer plataforma, sem restrições de horário e local.

Desse modo, os alunos usam ferramentas e aplicativos para terminar e fazer upload[2] de trabalhos disponibilizados pelos professores, baixar instruções do curso e trabalhar em grupos sociais online para concluir atividades.

Como a metodologia funciona?

O m-learning tem algumas características que devem ser consideradas quando a intenção é desenvolver conteúdos para a aprendizagem. De forma geral, eles não podem ser iguais aos materiais tradicionais, sendo preciso adaptar conteúdos existentes ou desenvolver especialmente para esse público.

O formato deve ser dividido, preferencialmente, em tópicos, sendo importante adicionar conteúdos em vídeo ou jogos. Esses produtos contribuem para complementar a parte textual e deixar o material atrativo para os alunos.

[pic 2]O período de estudo também deve ser considerado. As pessoas não costumam passar muito tempo em seus dispositivos móveis com a intenção de estudar. Portanto, o ideal é que os conteúdos sejam de consumo rápido, o que também colabora para não entediar o aluno.

Falando em design, é importante pensar em um conteúdo responsivo, que possa ser utilizado em diferentes dispositivos. Além disso, não deve existir muita informação em uma única tela, pois, além de poluir a visão, isso prejudica a absorção completa do material.

Qual a diferença entre m-learning e e-learning[3]?

É possível que as pessoas confundam o m-learning com o e-learning, que são metodologias diferentes. Apesar de compartilharem de um aspecto semelhante, cada uma tem características específicas.

O e-learning pode ser definido como o processo de aprendizado feito por meio de dispositivos eletrônicos conectados à internet, como os computadores. Já o m-learning é feito apenas por dispositivos móveis, podendo usar aplicativos e outros materiais.

Enquanto o e-learning é indicado para assuntos mais complexos, extensos e que demandam mais tempo de estudo, o m-learning pode se encaixar dentro dessa categoria, porém é indicado para materiais rápidos, em treinamentos contínuos, com conteúdos de duração menor.

Quais são as estratégias comuns do mobile learning na educação?

Existem diversas maneiras de trabalhar esse conceito, sendo importante encontrar a que mais se adapte à sua realidade. Vamos conhecer as principais estratégias usadas nessa metodologia!

Videoaulas

As aulas são gravadas e disponibilizadas em forma de vídeo aos alunos. A duração costuma ser curta, para ser aproveitada em pequenos períodos disponíveis durante o dia e em telas menores.

[pic 3]Aplicativos

São desenvolvidos de forma personalizada para dispositivos móveis. Eles integram diferentes tipos de atividade, como questionários interativos, jogos, conteúdo multimídia e mecanismos de interação entre os usuários.

Gamificação

A gamificação utiliza os jogos digitais como ferramenta educacional. Na estratégia, são usados diferentes elementos, como personagens, pontuação, prêmios e níveis de dificuldade, para levar dinâmica ao processo de aprendizagem.

Livros digitais

Os livros digitais podem ser disponibilizados como arquivos em PDF ou de maneira mais completa, explorando outros recursos multimídias disponíveis em dispositivos móveis, incluindo a leitura, vídeos e áudios, por exemplo, por meio de links no conteúdo.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Estudar por meio de qualquer aparelho conectado à internet é o principal benefício que podemos elencar. Isso, além de proporcionar comodidade, gera grande economia de tempo. Vamos conhecer outras vantagens que essa estratégia oferece!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com