TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica Supervisionada - Curso SI - Anhanguera - Linguagem Comercial C# - Etapa 1 - Passo 1

Artigo: Atividade Pratica Supervisionada - Curso SI - Anhanguera - Linguagem Comercial C# - Etapa 1 - Passo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 7

3. Fazer uma pesquisa sobre introdução a orientação a objetos, métodos, atributos, modificadores de acesso e encapsulamento.

1.0 – O que é Java?

Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida em 1995 pela empresa Sun Mycrosystens, a equipe responsável pelo projeto era chefiado por James Gosling.

Ao contrário das linguagens que são copiladas para um código nativo, a linguagem Java é copilada para um bytecode, que é executado por uma máquina virtual.

2.0 – Introdução a orientação a objetos:

No mundo orientado a objetos, tudo é focado em classes e em objetos, desta maneira é necessário que venhamos à dar uma definição para as mesmas e assim passamos a entender a diferença entre ambos e assim entramos no mundo da POO – Programação orientada a objetos.

Quando resolvemos construir algo, passamos por duas fases distintas, mas que são imprescindíveis para que cheguemos ao sucesso do projeto, são elas:

- Formalização do que iremos criar;

- Transformação da formalização, ou seja, passamos o projeto para físico.

Por exemplo, vamos imaginar que tenhamos que construir um computador, antes de mais nada devemos definir quais serão as suas propriedades, formas e quais ações irá executar, assim teríamos que montar um projeto do computador, o que na orientação a objetos significa criar uma classe.

Se pensarmos que um computador necessita de monitor, mouse, teclado e gabinete, devemos então acrescentar essas características ao nosso projeto e assim teremos o atributo que nada mais é que as características de uma classe, neste caso devemos ter então uma classe chamada computador que possui quatro atributos.

Mas nós não temos que apenas declarar as características das classes, devemos também definir as suas ações que o nosso projeto irá executar no futuro, as mesmas são definidas através de métodos

2.1 – Exemplo:

Class computador {

string características;

double mouse;

double teclado;

double monitor;

double gabinete;

}

3.0 – Métodos

Os métodos são blocos de códigos que pertencem a uma classe e tem como finalidade realizar uma determinada tarefa, geralmente eles correspondem a uma ação do objeto, como por exemplo : tirar, colocar, correr, pegar, jogar, etc.

Além disso o seu papel é evitar que um código seja reescrito para uma mesma função, toda vez que se deseja chamar a mesma.

Como exemplo vamos criar uma situação em que temos que fazer um deposito em um banco, criando um método com a ação de depositar um determinado valor e dentro dele incluímos ações que nos irá retornar um valor.

public class Conta {

private Double saldo;

public void setSaldo(Double saldo) {

this.saldo = saldo;

}

public Double getSaldo() {

return saldo;

}

public void depositar(Double valor){

saldo += valor;

}

public void verificaSaldo(){

System.out.println("Valor do Saldo: "+getSaldo()); }

}

A partir dai usamos uma variável que tem uma referência a um objeto, seguido de um ponto, o que busca os métodos e variáveis publicas.

public static void main(String[] args) {

//INSTANCIA A CLASSE

Conta conta = new Conta();

//DEFINE UM VALOR DE SALDO

conta.setSaldo(800.00);

//DEFINE VALOR PARA DEPOSITAR

conta.depositar(420.00);

//RESGATA VALOR conta.verificaSaldo();

}

Métodos static

Os métodos static ou métodos da classe são funções que não dependem de nenhuma variável de instância, quando invocados executam uma função sem a dependência do conteúdo de um objeto ou a execução da instância de uma classe, conseguindo chamar direto qualquer método da classe e também manipulando alguns campos da classe.

Os métodos static tem um relacionamento com uma classe como um todo, enquanto os métodos que não são static são associados a uma instância de classe específica (objeto) e podem manipular as variáveis de instância do objeto, como pode ser visto nos exemplos de declarações de métodos.

Na Listagem 3 é usado o nome de classe e um ponto (.) que faz a invocação de um método static da classe.

Exemplo:

public class Teste_Metodo_Static {

public static void main(String[] args) {

double num1 = 8.5;

double pi = Math.PI;

System.out.println("Valor num1 = "+num1);

System.out.println("Valor PI = "+pi);

System.out.println("Soma dos valores = "+(num1+pi));

}

}

Método main

Na execução de uma prgrama Java, a JVM (Java Virtual Machine) tenta chamar o método main da classe que foi especificada. Quando declarado o método main como static permite que a JVM invoque o main sem criar uma instância da classe, ou seja, a classe é conhecida como classe principal ou classe testadora, que efetuará os testes e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com